UFRN oferta 150 vagas para Curso de Especialização em cinco polos de apoio.

Compartilhar

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para o Curso de Especialização Ciência é 10!,  uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ao todo, serão ofertadas mais de 8 mil vagas até 2024, em 18 instituições de ensino superior, presentes em 12 estados e no Distrito Federal. 

No Rio Grande do Norte, a UFRN disponibilizará 150 vagas distribuídas em cinco Polos de Apoio Presencial: Currais Novos, Guamaré, Marcelino Vieira, Nova Cruz e Parnamirim. As inscrições, que começaram nesta segunda-feira (26), seguirão até o dia 26 de julho de 2023. 

O processo seletivo é realizado de forma online, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), sendo necessário que os candidatos possuam uma conta gov.br. 

O curso terá início no período letivo 2023.2, na modalidade a distância, com recursos multimídia, atividades práticas, fóruns de discussão e avaliações em quatro eixos temáticos: Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia, totalizando 480 horas/aula. 

O Curso de Especialização tem por objetivo principal a qualificação de profissionais do magistério da Educação Básica que estão atuando nos sistemas de ensino e ministram aulas nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), na área de Ciências, a fim de apresentar e aprofundar saberes pedagógicos. Professores com diploma de nível superior em Licenciatura em Ciências, Física, Biologia e Química, entre outras áreas, podem concorrer às vagas.

Na UFRN, as professoras Ivanise Cortez, do Departamento de Fisiologia e Comportamento (DFS), e Magnólia Araújo, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP), ocupam a função de coordenadora e vice do Ciência é 10!, respectivamente.

Segundo Cortez, “o curso deve contribuir para a atualização na prática pedagógica de professores de Ciências com ênfase em atividades investigativas. Nessas atividades, o professor problematiza os conteúdos de Ciências, a fim de estimular e orientar o aluno a buscar soluções e, a partir daí, desenvolver o raciocínio lógico, a argumentação e a criticidade”, concluiu.

Informações da Tribuna do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock