O Comando da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) anunciou a abertura de um Concurso Público, com o objetivo de preencher 440 vagas para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico.
Segundo o edital, são destinadas 320 vagas ao sexo masculino e 32 ao feminino, sendo 20% reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos), totalizando 80 vagas para homens e 8 para mulheres nesta modalidade.
São requisitos básicos para os interessados: ser brasileiro nato; possuir carteira de identidade civil ou militar; ter CPF; ter entre 17 e 22 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Os interessados podem se inscrever no período de 25 de março de 2025 a 9 de maio de 2025, no site da EsPCEx, mediante pagamento de taxa de R$ 100,00. Vale ressaltar que para alguns casos, há possibilidade de isenção da taxa.
Os interessados serão avaliados por meio das seguintes etapas: exame intelectual, previsto para os dias 13 e 14 de setembro de 2025; inspeção de saúde; exame de aptidão física; avaliação psicológica; e comprovação dos requisitos para matrícula.
O Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira tem duração de cinco anos, sendo o primeiro ano realizado na EsPCEx, em Campinas-SP, e os demais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ. Ao final, o cadete é declarado Aspirante-a-oficial do Exército Brasileiro, recebendo a graduação de Bacharel em Ciências Militares.
Os interessados podem obter mais informações no edital completo que consta em nosso site.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.

PCI concursos
Leia também –
- Prefeitura de Pombal – PB contrata banca organizadora para realizar concurso público com 209 vagas.
- Concurso público PF Administrativo está “prestes a sair”, diz governo federal.
- Concurso Vera Cruz – RN: recomendação do MPRN visa anulação de decretos da Prefeitura que suspenderam nomeações.
- Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores: MEC lança guia prático para a prova nacional.
- Concurso público ICMBio: gabaritos das provas objetivas são liberados.