Concursos Federais: TAE’s rejeitam proposta de reajuste do governo e continuam greve.

Compartilhar

O Governo Federal propôs aos técnico-administrativos em Educação (TAE’s) e docentes o reajuste salarial de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. 

Para este ano, de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), não há espaço para aumentos. 

A proposta foi apresentada na última semana, no dia 19 de abril. A novidade é que os reajustes inicialmente propostos (de 4,5% em maio de 2025 e maio de 2026) foram transformados em uma única parcela de 9% e antecipados para janeiro de 2025, sendo acrescido mais 3,5% em 2026.

Segundo o MGI, somado ao aumento concedido em 2023 de 9%, é assegurado, no mínimo, um reajuste total de 23% para técnico-administrativos e docentes durante o governo Lula.

A categoria dos técnico-administrativos não aceitou a proposta, por a considerar ainda insuficiente. Por isso, foi decidido pela manutenção da greve, iniciada no mês de março. 

Conforme a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), técnico-administrativos de 66 universidades, dois institutos federais e um Cefet aderiram à greve.




Na terça-feira, 23, durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu o direito de greve. Ele também afirmou que o Governo Federal dará o reajuste salarial a todas as categorias, dentro do que for possível. 

“Nós vamos negociar com todas as categorias. Ninguém será punido neste país por fazer uma greve. Eu nasci fazendo greve. Eu acho que é um direito legítimo, só que os servidores têm que compreender que eles pedem quanto eles querem e a gente quanto a gente pode”, disse o presidente. 

A cobrança da categoria dos TAE’s é por uma recomposição salarial que varia de 22,71% a 34,32%, a depender do cargo, além da reestruturação das carreiras técnico-administrativa e de docentes.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Informações do Folha Dirigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Categorias

redes sociais