À véspera da Black Friday, os sindicatos filiados à Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) anunciaram greve por tempo indeterminado a partir de quinta-feira, 23. A realização de um novo concurso público para os Correios é uma das reivindicações do grupo.
Conforme destacado em nota publicada no portal da própria Findect, a greve impactará nas atividades dos Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins e Maranhão.
Sem divulgar novos editais desde 2011, os Correios já somam mais de 7 mil cargos vagos. O quantitativo foi informado à Folha Dirigida por Qconcursos pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) no mês de julho.
Segundo o MGI, o quadro da estatal conta com 86.700 empregados em atividade, mas tem um quantitativo máximo de 94.490 aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Sest/MGI).
Dessa forma, 7.790 cargos estão em aberto, reforçando a necessidade de um novo edital para a recomposição do quadro.
Além de pedir um novo edital de concurso público, o grupo reforçou à recusa da direção dos Correios em resolver 26 questões identificadas pela federação antes da assinatura do acordo coletivo.
A não incorporação de R$250 no vencimento básico e a tributação de R$1500 sobre a bonificação foram pontos destacados pelo grupo.
Conforme destacado pelo portal Infomoney, os Correios reforçaram a adoção de diversas medidas para garantir a normalidade do serviço no período.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia
Informações do Folha Dirigida.