O secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira, anunciou que mais de 250 vagas em novos concursos públicos serão abertas em outubro. A previsão é que dois editais sejam divulgados, com oportunidades em vários cargos.
O primeiro edital deve ofertar cerca de 250 vagas para cargos como engenheiro, arquiteto, agrônomo, geógrafo, entre outros.
Estas carreiras fazem parte do grupo que cuida da parte de Engenharia e Infraestrutura do estado. Os servidores irão atuar na Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos.
Ainda dentro deste primeiro concurso, o secretário confirma a oferta de vagas para técnico em edificações, pela primeira vez na história, com 50 vagas. Este é um cargo recém-criado.
Além disso, haverá um segundo edital com 33 vagas para a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Serão várias as carreiras contempladas, como analista de gestão cultural, museólogos, arqueólogos e paleontólogos.
Este será o primeiro concurso para a pasta após ter sido criada em 2011, segundo confirma o secretário.
As informações foram passadas por Tibério Limeira, em entrevista ao programa Rede Verdade, da TV Arapuan, na última terça-feira, 8.
Conforme havia sido anunciado pelo governador João Azêvedo no primeiro semestre, o secretário Tibério Limeira confirma a oferta de 2.380 vagas na Paraíba em 2023.
Essa demanda, além dos novos concursos, também engloba os editais já publicados para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros, ambos para soldados de nível médio. No total, são 1.100 vagas.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 30 de agosto, pelo site do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), o organizador da seleção.
Além do nível médio completo, o candidato deverá:
- ter altura mínima de 1m60, se do sexo masculino, e de 1m55, se do sexo feminino;
- completar, no ano da inscrição (2023), no mínimo 18 anos e, no máximo, 32 anos de idade.
O soldado, durante o curso, receberá um soldo de R$4.206,87, podendo ser elevado em caso de adicional por plantão extra remunerado, cujo valor é de até R$2.304, além de gratificações específicas.
Após o curso, receberá uma bolsa equivalente a um salário mínimo vigente mais o auxílio-alimentação.
Também foram autorizadas e anunciadas vagas para a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), nos cargos de engenheiro, psicólogo, administrador, enfermeiro, médico e outros.
Além da Educação, com mil vagas, e da Controladoria Geral da Paraíba, com 12 vagas para o cargo de auditor de controle interno. O edital da CGE PB será divulgado até o dia 25, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Informações do Folha Dirigida.