O Ministério de Minas e Energia definiu a banca organizadora do seu novo concurso público para efetivos. O Cebraspe foi o escolhido, conforme dispensa de licitação publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 2.
O próximo passo será a efetiva contratação da banca. Com isso, o Cebraspe ficará responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
O concurso MME foi autorizado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em junho deste ano. O aval é destinado a preencher 30 vagas para a carreira de administrador, de nível superior.
A remuneração inicial é de R$6.913,90, incluindo o vencimento básico, gratificação e auxílio-alimentação de R$658.
A partir da portaria autorizativa do concurso, disponibilizada em 16 de junho, o Ministério de Minas e Energia tem 180 dias para a publicação do edital. Desta forma, o edital deve sair até 13 de dezembro.
O intervalo entre o edital e provas será de dois meses. Ou seja, as avaliações deverão ser aplicadas, no máximo, até fevereiro de 2024. Porém, a ministra Esther Dweck já informou que os trabalhos são para que o edital e os exames ocorram ainda em 2023.
Como o Ministério de Minas e Energia já definiu a banca organizadora do concurso e tem os trâmites adiantados, a estimativa é para que o edital seja divulgado em breve.
Além do MME, o Governo Federal já autorizou mais de 8 mil vagas efetivas em concursos federais.
Informações do Folha Dirigida.