Previsto para esta segunda-feira, 8, o início das inscrições do novo processo seletivo do Ministério da Saúde foi postergado. A pasta divulgou um novo cronograma para as 852 vagas temporárias disponíveis.
Agora, as inscrições serão abertas às 9h de quarta, 10 de abril, e poderão ser feitas até o dia 29 de abril. Os cadastros serão aceitos pelo site do Instituto AOCP, organizador da seleção.
O primeiro passo será preencher o formulário com todos os dados solicitados. Em seguida, pagar a taxa de inscrição de R$36.
Os membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa Cadastro Único (CadÚnico), e doadores de medula óssea, poderão solicitar a isenção da taxa. O prazo para os pedidos também foi alterado.
As solicitações deverão ser enviadas de 10 a 12 de abril, pelo portal do Instituto AOCP.
Outra retificação no edital diz respeito às vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcDs). Foi incluído um tópico sobre quais deficiências serão consideradas para o processo seletivo.
De acordo com o novo edital, serão consideradas PcDs aquelas que se enquadrarem no art. 2º da Lei Federal nº 13.146/2015, e nas categorias discriminadas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298/1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto Federal nº 5.296/2004, no §1º do art. 1º da Lei Federal nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Transtorno do Espectro Autista), nas contempladas pelo enunciado da Súmula nº 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ):
“O portador de visão monocular tem direito de concorrer, em processo seletivo, às vagas reservadas aos deficientes”, observados os dispositivos da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Decreto Federal nº 6.949/2009.
O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência deverá marcar a opção no link de inscrição e anexar o laudo médico específico, realizado no máximo nos 36 meses anteriores à inscrição no processo seletivo.
Vale destacar que quando convocado, previamente à contratação, o candidato deverá ser submetido à perícia médica, a ser realizada pelo Ministério da Saúde, na unidade de classificação do concorrente, nas cidades de Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Recife ou Belém.
O edital publicado pelo Ministério da Saúde traz o total de 852 oportunidades temporárias, sendo 300 imediatas e 552 no cadastro de reserva.
Os aprovados serão contratados pelo período de um ano, podendo ser prorrogado desde que o período não passe de cinco anos.
As oportunidades são para diferentes cargos de nível superior, distribuídas entre o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Pará. Veja:
- gestor: 16 vagas imediatas e 45 no cadastro de reserva;
- analista de dados e controle de qualidade: 12 vagas imediatas e 37 no cadastro de reserva;
- analista de requisitos processuais, normativos, econômicos, financeiros e políticos de saúde: 218 vagas e 302 no cadastro de reserva;
- analista técnico em edificações: oito vagas e 28 no cadastro de reserva;
- analista técnico em equipamentos: 18 vagas e 61 no cadastro de reserva; e
- técnico administrativo: 28 vagas e 79 no cadastro reserva.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Informações do Folha Dirigida.