O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve ser um dos órgãos a participar do Concurso Nacional Unificado. Isso porque na tabela apresentada pelo Governo Federal há mais de 600 vagas previstas para nível médio, além da área de Dados, Tecnologia e Informação Pública.
Em portaria publicada no dia 19 de julho, o IBGE recebeu autorização para abrir um novo concurso com 895 vagas efetivas. Desse total, 300 serão para técnico em informações geográficas e estatísticas, cargo de nível médio.
As demais vagas serão para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas (275); tecnologista em informações geográficas e estatísticas (312); e pesquisador em informações geográficas e estatísticas (oito), cargos de nível superior.
O IBGE é um dos poucos que receberam aval para cargos de nível médio, ao lado apenas da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Como o Governo Federal incluiu os cargos de nível médio na proposta do Concurso Nacional Unificado, apresentada na sexta-feira, 25, a expectativa é de que o IBGE esteja na seleção.
A autarquia ainda apresenta autorização para cargos ligados à Informação Pública, outra área prevista no concurso unificado.
Procurado pela Folha Dirigida por Qconcursos sobre a participação na seleção unificada, o IBGE enviou a seguinte nota:
“Por enquanto, trata-se de uma proposta em estudo pelo Governo Federal. O IBGE irá se manifestar quando o procedimento se tornar oficial”.
Informações do Folha Dirigida.