Durante live realizada nesta quarta, 20, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu aval pela retomada do concurso PM CE.
De acordo com o chefe do poder Executivo estadual, a expectativa é de que os aprovados iniciem a carreira já em 2024.
“Acabam de me informar que o STF despachou, neste momento, favorável ao estado do Ceará para que o concurso prossiga. Nós estaremos convocando todos para a nossa turma de formação. Os aprovados vão começar a trabalhar em 2024. Serão mais de mil policiais”, afirmou o governador, conforme destacado pelo portal da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia
O concurso PM CE estava suspenso desde o início de dezembro, após o ministro Alexandre de Moraes deferir medida cautelar que solicitava a interrupção do andamento das seleções.
A suspensão foi motivada por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7491, que questiona a limitação do acesso das mulheres aos quadros da Polícia e Corpo de Bombeiros estaduais.
Com a retomada, as seleções que estão com editais válidos poderão voltar ao processo de chamamento dos concursos.
A medida impacta, sobretudo, os concursos PM CE que foram divulgados no final de 2022 para as carreiras de soldados e oficiais. Ambos os editais retomarão sem restrição de vagas e com a ampliação do cadastro reserva.
Vale relembrar que essa mesma decisão do STF também já suspendeu os concursos da PMERJ, da PM PA e também o da PM DF, ambos paralisados por restrição de gênero.
Informações do Folha Dirigida.