O edital do novo concurso Ebserh foi publicado e trouxe muitas novidades, como o sorteio para a aplicação das cotas e uma oferta de vagas regionalizada. Além disso, há uma expectativa de boa utilização do cadastro de reserva e um novo prazo de validade.
Todos esses pontos foram abordados em entrevista exclusiva concedida pela diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, à Folha Dirigida por Qconcurssos.
Segundo a gestora da Rede, uma nova seleção para efetivos é extremamente importante para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e sua rede de Hospitais Universitários Federais. Ela explica que o último concurso resultou em muitas contratações para o quadro de pessoal, mas ele precisa ser renovado.
Inclusive, Luciana garantiu que a seleção continua vigente e tem cadastro de reserva válido até abril de 2024. A Ebserh usou bastante a sua lista de espera, mas enxerga que houve uma desidratação pelo longo tempo de validade.
As convocações pré-determinadas em edital foram feitas em sua totalizada. Agora, a expectativa é que este novo concurso possa render, também, muitas convocações, além de diminuir as contratações temporárias.
“É essencial que agora nós façamos outro certame para substituir todos aqueles processos seletivos simplificados que foram feitos por ausência de cadastro reserva para o nosso corpo efetivo e também para suprir outras necessidades, inclusive de expansão até da nossa rede hospitalar”, explica Luciana.
A Rede soma, atualmente, 40 hospitais já vinculados, e com possibilidade de expansão a partir do próximo ano por orientação do Ministério da Educação.
O edital do concurso Ebserh trouxe uma oferta de 695 vagas, que estão divididas entre as áreas médica, assistencial e administrativa. Mas, além disso, o documento trouxe uma novidade que é a divisão entre as unidades da Rede.
A diretora de Gestão de Pessoas explica que foi feita uma divisão dos hospitais por seis microrregiões. Segundo Luciana, não são as as regiões tradicionalmente conhecidas do ponto de vista geográfico, mas sim uma aglutinação entre os hospitais.
No momento da inscrição, o candidato escolherá o hospital. No entanto, a diretora revela que ele automaticamente ficará vinculado ao quadro micro regional.
“Então, se houver a necessidade de uma convocação, além daquela que já foi feita para o próprio hospital, a opção será micro regional. Diferente do outro concurso em que era Nacional, isso nos gerou experiências negativas e muitas frustrações do candidato.”
Luciana comenta que esta nova estrutura adotada pela Ebserh visa solucionar o problema da dificuldade de lotação e amenizar a necessidade de realizar contratos temporários.
Ebserh quer concurso a cada dois anos
Outra novidade que deve proporcionar mais regularidade na realização de concursos para efetivos na Ebserh é o novo prazo de validade. Pensando na dinâmica de contratações, a empresa decidiu diminuir a vigência de suas seleções.
A partir deste concurso Ebserh, o prazo de validade será de um ano, prorrogável por igual período – e não dois anos, podendo chegar a quatro, como foi a última seleção.
Segundo a diretora Luciana Gouvêa, a Ebserh entendeu que a dinâmica da lotação profissional ocorre de forma mais acelerada do que essa dinâmica bianual de concursos, que pode chegar a quatro anos (tempo de validade).
Portanto, a Ebserh escolheu reduzir o tempo da validade para que, mesmo prorrogado, o concurso fique valido por somente dois anos e a Rede tenha um cadastro de reserva sempre renovado.
A ideia é trabalhar com novos concursos a cada dois anos.
“É o que nós achamos mais adequado pela nossa experiência, para manter o cadastro reserva vigoroso e atrativo. Porque quando nós prolongamos muito a validade, nós temos uma tendência, principalmente dos trabalhadores assistenciais, a se colocarem no mercado e o mercado tende a absorvê-los. Então, se torna cada vez mais difícil uma escolha e opta por se lançar um processo seletivo simplificado (temporários)”, disse a direitoria
Próximo edital já tem previsão
Luciana revela, ainda, que no final de 2024 a Ebserh já pretende iniciar as tratativas e mapear o concurso para 2025.
“Então estamos fazendo em 2023 e em 2025 já entraremos com uma nova programação”, afirma a gestora.
Ela comenta que esse é o planejamento em vigor, que vai se encaixando à medida da necessidade, conforme eventual expansão da Rede por novas unidades hospitalares e demanda de outros profissionais.
Além disso, não descartou a realização de um novo concurso entre o período de 2023 e 2025, mesmo que o atual esteja vigente.
“Isso depende muito da rotatividade do nosso sucesso de adesão dos trabalhadores deste certame, que ocorrerá agora em dezembro. Mas, a princípio, do ponto de vista do planejamento estratégico da ABS, é a realização de concursos nacionais com segmentação micro regional a cada dois anos.”
Informações do Folha Dirigida.
2 comentários em “Ebserh quer concursos públicos a cada dois anos e diretora explica lotação.”
Gostei bastante sobre o tempo de validade sobre os concursos da Ebserh. Penso que o candidato terá mais chance de ingressar na empresa. Adriana Silveira
Excelente esse novo método ,pois abre mais oportunidades.