A Secretaria de Educação do Estado do Ceará definiu a banca do novo concurso público para a Seduc CE com 200 vagas. A Funece será a responsável e a seleção contemplará escolas indígenas da rede pública.
A dispensa de licitação que confirma a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) foi publicada no Diário Oficial do estado.
O próximo passo, agora, será a assinatura do contrato entre as partes. Feito isso, o edital ficará liberado para ser divulgado a qualquer momento, mas ainda sem data definida.
A nova seleção foi anunciada, em maio de 2022, pela ex-governadora Izolda Cela. Ela confirmou que este será o primeiro concurso do estado com vagas efetivas para professores de escolas indígenas da rede pública.
O Governo do Ceará já definiu que as 200 vagas irão contemplar 13 etnias, sendo elas: Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potyguara, Tabajara, Tapeba, Tapuia Kariri, Tubiba Tapuia e Tupinambá.
Costuma ser exigido o nível superior na área ou o nível médio na modalidade Normal (formação de professores).
As vagas serão distribuídas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do nível médio, nos seguintes componentes curriculares:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias; e
- Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas.
Também já foi anunciado que o concurso terá etapas, sendo elas: prova escrita, aula e avaliação de títulos.
Em breve, divulgaremos novidades sobre esse certame.