Os resultados das provas dos concursos PM e Bombeiros PB foram disponibilizados nesta quarta-feira, 22, no portal do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
O prazo recursal contra o resultado preliminar será entre as 10h do dia 23 e as 17h do dia 24 de novembro, por meio do portal da própria organizadora.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia
As provas dos concursos foram aplicadas no dia 29 de outubro, em meio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) da Procuradoria-Geral da República (PGR), que é contra a limitação de vagas para as mulheres em concursos das corporações.
Apesar da ADI da PGR, as respectivas corporações não receberam notificações da Justiça e, por esse motivo, aplicaram a primeira etapa da seleção aos candidatos, conforme explicou o subcomandante-geral da PM PB, coronel José Ronildo Souza.
Além da PM PB, a ADI questiona as leis estaduais dos seguintes estados: Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Alguns editais, como o concurso PM DF e PMERJ, chegaram a ficar suspensos, mas foram autorizados a retomarem as seleções sem a limitação de vagas às mulheres. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal suspendeu o concurso PM PA.
Conforme indicado no edital, a PM PB oferece 810 vagas para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino. No caso do Corpo de Bombeiros PB, são 180 vagas para o sexo masculino e 20 oportunidades para o sexo feminino.
Para as provas objetivas, os candidatos foram avaliados por meio das seguintes áreas:
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Raciocínio Lógico;
- 10 questões de Geografia e História da Paraíba;
- 10 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- 10 questões de Noções de Informática; e
- 25 questões de Noções de Direito e Sociologia.
Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 40% em cada disciplina e, pelo menos, 50% do total de pontos possíveis.
Serão corrigidos os textos dos candidatos classificados até quatro vezes os números das vagas.
Além das provas objetivas e discursivas, os candidatos dos concursos PM PB e Bombeiros PB também serão avaliados por meio dos exames psicológico, de saúde e aptidão física.
O salário inicial do aprovado (após o curso de formação) será de até R$6.510,87.
Informações do Folha Dirigida.