O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresentou na manhã desta terça-feira, 8, a PEC da Segurança Pública, em reunião com os líderes partidários na Câmara dos Deputados. O texto traz mudanças que poderão impactar os futuros concursos PF e PRF.
Com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o ministro da Justiça apresentou aos líderes partidários da Câmara a versão mais recente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que reorganiza o sistema de Segurança Pública brasileiro.
Segundo o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), a proposta será, enfim, encaminhada ao Congresso na próxima semana.
Em pronunciamento nesta terça, 8, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que houve uma “convergência e unanimidade sobre a urgência de se tratar esse tema na Câmara dos Deputados”.
Na última segunda, 7, o presidente da Câmara afirmou que era preciso enfrentar o problema da Segurança Pública e discutir o modelo a ser implementado para enfrentar o poder organizado das facções criminosas.
“Excepcionalizamos gastos para tudo, e por que não fazemos isso para a segurança?”, questionou Motta. “O cidadão quer resolver e discutir o problema de fato e quer uma resposta: se o Estado for pra cima com os instrumentos que temos, como o grau de inteligência, atacando onde estão os financiamentos do crime, duvido que não se resolva o problema”, avaliou o presidente.
Apesar do apoio do presidente da Câmara, a PEC enfrentou resistência de governadores preocupados com a autonomia no comando das polícias.
Nesta segunda, 8, no entanto, Hugo Mota disse que todos chegaram ao consenso de que o tema é urgente.
“Importante dizer que todos os partidos estavam aqui representados — partidos da oposição e os da base aliada — e todos concordaram com a urgência da Câmara dos Deputados dar uma resposta para essa situação da segurança pública”, disse Motta.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida
Leia também –
- Concurso público TJ CE: divulgado edital com 30 vagas para a carreira da magistratura.
- Concurso Nacional Unificado (CNU): mais de 4 mil aprovados devem ser convocados em maio.
- Concurso público Serra Negra do Norte – RN: reaberto o prazo para solicitar ressarcimento da taxa de inscrição.
- IFRN divulga novo Processo Seletivo com remuneração que varia de R$ 5.949,07 a R$ 8.058,29.
- Concurso público Correios: sindicato pede urgência nas contratações.