Concursos Nacional Unificado (CNU): 32.260 novos candidatos voltam à seleção devido um acordo judicial.

Compartilhar

Nesta quinta-feira, 21, um total de 32.260 candidatos voltaram ao Concurso Nacional Unificado (CNU). Eles estão habilitados à correção da prova discursiva, o que prorrogou a divulgação do resultado final da seleção para fevereiro de 2025.

Mas por que tantos candidatos  foram reintegrados ao concurso? A decisão decorre de um acordo judicial entre a União e o Núcleo Central de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Ficou acordado que os candidatos que deixaram de marcar o gabarito correspondente no cartão-resposta (uma das diretivas contidas no item 9 do caderno de prova) não devem ser eliminados. 

Além disso, ficou assegurada a correção, em quantidade equivalente a dos candidatos de ampla concorrência, nos termos do item 7.1.2.2.1 do edital e da Instrução Normativa MGI nº 23/2023, das provas discursivas e redações de candidatos concorrendo às vagas reservadas para negros, que atingiram a nota mínima.




Por conta do acordo, mais de 32 mil candidatos voltaram a competir pelas 6.640 vagas disponíveis no concurso. 

Todos os candidatos já habilitados permanecem no concurso.

Um último ponto do acordo diz respeito à retificação dos editais dos Blocos 4 e 5 para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), de modo a incluir a prova de títulos como etapa classificatória.

A inclusão da etapa atende aos termos exigidos pelo art. 4º da Lei nº 12.094, de 19 de novembro de 2009, garantindo a equivalência com os pesos previstos na tabela 1 do edital do Bloco 2, para o mesmo cargo.




O acordo contou com a participação de membros do Ministério Público Federal, da Advocacia-Geral da União, representada por integrantes da Procuradoria Regional da União na 1ª Região, da Procuradoria-Geral da União e da Consultoria Jurídica junto ao MGI, além da Fundação Cesgranrio, e foi submetido à homologação pelo Desembargador Federal Carlos Pires Brandão, do TRF da 1ª Região.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock