Concurso público Polícia Penal PB: governo, sindicato e MP discutem novo edital com 1.000 vagas.

Compartilhar

A realização de um novo concurso Polícia Penal PB foi tema de reunião entre o Governo da Paraíba, o Ministério Público e o Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado (SINDPP/PB).

De acordo com o MP PB, o encontro serviu para dar mais transparência na realização da seleção, além de promover um maior diálogo entre o sindicato e o governo estadual. 

“A melhoria das ferramentas de diálogo e a busca por soluções consensuais e a construção de um processo transparente e participativo, em todas as suas fases, são necessários para o avanço salutar e democrático das discussões em torno do concurso público para policial penal estadual na Paraíba”, reforçou o promotor Ricardo José Medeiros. 

No encontro, os representantes das secretarias de Administração (Sead) e Penitenciária (Seap) reforçaram que existem três minutas de Projetos de Lei (PL) que estão em fase final de ajustes e que serão, posteriormente, encaminhadas à Assembleia Legislativa da Paraíba.




Entre os projetos, os destaques ficam para os que preveem uma nova lei orgânica, que modificará o plano de cargos e carreiras da Polícia Penal. 

A publicação do novo edital ocorrerá apenas após a aprovação das respectivas matérias na Casa Legislativa. 

No momento, a expectativa é de que o concurso Polícia Penal PB seja destinado ao provimento de mil vagas para a carreira, que poderá passar a exigir nível superior completo.

A ausência de limite de idade é outra atualização que deverá constar no novo edital. As possíveis mudanças no cargo são pontos que ainda serão discutidos na atualização do plano de cargos e carreiras. 

De acordo com o Ministério Público da Paraíba, o governo acatou a sugestão do promotor de encaminhar a minuta de reestruturação da carreira ao sindicato, com o objetivo de manter um canal aberto e a colaboração entre as partes.




A expectativa do governo é que o edital não demore a sair, podendo, inclusive, ser publicado ainda este ano.

No mês de abril, o sercetário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, reforçou que o objetivo era realizar o concurso “o mais rápido possível”. 

Na época, inclusive, o secretário também reforçou que as oportunidades contemplarão, em um primeiro momento, o novo presídio de Gurinhém. Em seguida, serão observadas as demais lotações que precisarão de vagas.

É importante destacar que o governador João Azevêdo também acredita na publicação do edital ainda este ano.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock