O secretário de Administração do Estado da Paraíba, Tibério Limeira, confirmou na segunda-feira, 13, que a banca escolhida para organizar o novo concurso Polícia Penal PB foi desclassificada.
De acordo com ele, a instituição não apresenta capacidade técnica para ficar à frente da seleção. A Associação dos Policiais Penais da Paraíba (Ageppen PB) adiantou, no final de 2024, que o Instituto ACCESS tinha sido escolhido.
Segundo o secretário de Administração, uma outra banca será definida. Ele informou que o processo não deve demorar.
“A licitação da banca que vai organizar o concurso demorou. A empresa foi escolhida, mas foi desclassificada por falta de capacidade técnica. Está finalizando a escolha, por isso que atrasou um pouco”, explicou o secretário, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
Quando foi informada da então escolha do Instituto ACCESS, a Ageppen PB fez duras críticas ao governo e à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
A Associação questionou a segurança e o histórico do Instituto em concursos de grande porte.
“A banca escolhida, ACCESS, não possui histórico relevante na área de concursos policiais, o que gera dúvidas sobre sua capacidade de garantir a transparência e a segurança necessárias. Além disso, pontos como a exclusão da redação das provas e a falta de consulta ao corpo técnico responsável reforçam a necessidade de atenção redobrada”, disse o comunicado.
Na publicação nas redes sociais em que a Ageppen PB revelou o nome da banca, muitos candidatos também expressaram descontentamento. Um dos comentários disse que o concurso “já começou errado”, enquanto outro destacou que “cheira a problema”.
O governo percebeu as críticas e desclassificou o Instituto ACCESS do processo. Não há informações de quais outras bancas estão na disputa.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –
- Com3ºDN da Marinha do Brasil divulga processo seletivo com 122 vagas em diversos cargos; vagas para o RN.
- CNU dos professores: governo lança programa com Prova Nacional para ingresso de docentes no serviço público.
- Concurso Educação RN: Ministério Público identifica irregularidade e recomenda suspensão do edital.
- Concurso público TRF5 (RN, PB, PE, CE, AL e SE): divulgado edital com vagas de juiz; remuneração de R$ 35.845,21.
- FAPERN e SESED divulgam processo seletivo com bolsas de pesquisa, remuneração de até R$ 5.500,00.