O pedido de autorização do concurso PF Administrativo segue em tramitação no Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e pode ser autorizado a qualquer momento. A corporação solicita 734 vagas de níveis médio e superior.
A informação foi confirmada pelo diretor de Gestão de Pessoas da corporação, delegado Guilherme Monseff de Biagi.
Em resposta acessada pela Folha Dirigida por Qconcursos, o representante da corporação garantiu que ainda “tramita perante o MGI a proposta de abertura de certame para o Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.”
Essa proposta de abertura de concurso é referente ao pedido encaminhado em maio do ano passado pela Polícia Federal.
Diferentemente de alguns órgãos, que realizaram pedidos no ano passado e não foram contemplados, garantindo que houve negativa do MGI, a PF não caracteriza a sua demanda como “negada” ou “devolvida”.
De acordo com a corporação, o pedido ainda está em análise na pasta e pode ser autorizado.
Vale destacar que, anualmente, os órgãos têm até 31 de maio para enviar suas solicitações de concurso público para provimento no ano seguinte.
A PF ainda não confirmou se, em 2024, enviará uma nova demanda ou somente atualizará o pedido que já está em tramitação.
Nesta quarta-feira, 27, o concurso PF da área Administrativa foi tratado em reunião com o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.
O encontro foi realizado junto ao Sindicato dos Servidores Administrativos da Polícia Federal (SinpecPF). De acordo com a categoria, a reestruturação da carreira foi um dos principais assuntos tratados.
Sobre o concurso público, o diretor informou que “o pedido continua parado nos Ministérios competentes”.
O presidente da Fenapef, Marcus Firme, revelou que a área Administrativa é vista como essencial e tem sido pauta entre a Administração da Polícia Federal e as federações.
“Acreditamos que o ideal é que tenha concurso para na carreira Administrativa. Nós precisamos de concurso para essas carreiras (…) com eles trabalhando na área da parte Administrativa da Polícia Federal, possibilita que policiais possam ir para essa parte fim da polícia”.
Segundo Marcus, a falta de servidores tem impactado a atuação, também, na área Policial.
O presidente da Fenapef reforçou que ainda não há prazos para o novo concurso para a área Administrativa, haja vista que o processo ainda carece da autorização por parte do Ministério da Gestão e Inovação.
A ministra da Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck, já comentou a respeito e chegou a garantir que um novo concurso PF Administrativo está em discussão junto ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).
A informação foi passada durante o anúncio de novos concursos federais, em junho, quando questionada pela reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos acerca dos editais ainda não autorizados.
“No caso do provimento do Ibama, estamos em discussão. O IBGE está em análise no Planejamento um pacote, que ainda não saiu. Da Receita, tem a demanda deles para o ano que vem. Excedentes do INSS ainda vai ser avaliado se precisa de mais gente ou não. Ibama estamos em contato, para excedentes e um novo concurso. Bacen também está em análise e PF administrativo também estamos discutindo com o Ministério da Justiça”, disse a ministra.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Informações do Folha Dirigida.