Concurso público Petrobras: estatal confirma uso do cadastro de reserva e novo edital este ano.

Compartilhar

A Petrobras anunciou na noite de segunda-feira, 31, que irá convocar 2.170 aprovados no cadastro de reserva de seus últimos concursos nacionais, para cargos dos níveis técnico e superior. 

De acordo com o presidente da estatal, Jean Paul Prates, serão admitidos 100% dos dois cadastros de reserva. 

“Muito em breve, mais de 2 mil pessoas irão realizar o sonho de ser Petrobras. É sempre bom poder contar com novos talentos que chegam motivados e com novas visões para o negócio e processos de trabalho. É com esse mesmo entusiasmo que esperamos os novos empregados para nos ajudar a construir a Petrobras do futuro”, disse. 

Do concurso Petrobras de nível superior, realizado em 2021, serão admitidos 1.350 aprovados, abrangendo as as principais ênfases de engenharia. Além de analistas de sistemas e cientistas de dados, administradores, economistas, geólogos e geofísicos. 

As demais 820 convocações serão do concurso mais recente da Petrobras, aberto em 2023, para cargos de nível técnico. Nesse caso, a atuação será na produção do Campo de Búzios e no Refino. 

Todas as oportunidades do último edital foram destinadas a candidatos com nível médio/técnico e ofereciam ganhos de até R$5.563,90. Conforme a estatal, não era preciso apresentar experiência profissional.

Além do salário, a Petrobras oferece previdência complementar (opcional) e plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e auxílio farmácia), assim como benefícios educacionais para dependentes.

A contratação ocorre pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Também foi confirmada pela Petrobras a realização de um novo concurso. Serão 458 vagas para cargos de nível médio/técnico. 

Segundo a estatal, o edital será publicado até o final deste ano. A lista completa de cargos ainda não foi revelada. 

O próximo concurso ainda trará novidades em relação a cotas e promete ser mais inclusivo. O edital terá 40% das vagas reservadas para as seguintes cotas:

  • 20% para negros; e
  • 20% para pessoas com deficiência (PcD).

No caso de PcD, o percentual será superior ao que determina a legislação, 5%. 

“A diversidade ganha cada vez mais espaço na nossa empresa e as cotas do novo concurso que abriremos é prova disso. É um valor com o qual nos comprometemos porque enxergamos que vivências plurais são motores para consolidarmos a Petrobras como um ambiente inclusivo e que abraça as diferenças como uma oportunidade de crescimento” declarou a diretora de Assuntos Corporativos, Clarice Coppetti.

No dia 19 de julho, a diretora já tinha adiantado sobre a necessidade de um novo concurso. Uma vez que a estatal está investindo em novos negócios, o que demanda mais trabalhadores com qualificação.

No último concurso Petrobras, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas.

Os exames foram compostos por 100 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Matemática) e 60 Específicos. 

Informações do Folha Dirigida.

1 comentário em “Concurso público Petrobras: estatal confirma uso do cadastro de reserva e novo edital este ano.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock