Concurso público PC BA: lei cria 2.397 cargos; novo edital previsto.

Compartilhar

O Governo da Bahia sancionou na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro, o texto da lei que cria 2.397 vagas na estrutura da Polícia Civil estadual. A criação dos cargos pode favorecer um novo edital de concurso PC BA. 

Conforme reforçado pelo Executivo da Bahia, do total de vagas criadas, 500 são para o quadro de delegados, 437 para o cargo de escrivão e as demais (1.460) para o quadro de investigadores da PC BA. 

Com mais cargos criados na estrutura da Polícia Civil, a previsão é de que haja um reforço, sobretudo, no interior do estado.

“Tínhamos a necessidade de fortalecer o trabalho da Polícia Civil no interior, já que são 417 municípios. Além disso, as novas vagas também vão ser destinadas a fomentar e fortalecer novas estruturas da polícia na capital”, destacou a delegada-geral Heloisa Brito. 




Com a criação dos cargos, a expectativa agora recai sobre um novo edital de concurso PC BA. 

Ainda não há detalhes relacionadas à uma possível autorização por parte do governo do estado. 

No evento, conforme destacado pelo portal Correio 24 horas, o governador da Bahia, Jerõnimo Rodrigues, destacou o reforço no efetivo policial para à segurança da população. 

“Estamos falando em policiais civis, abrindo um concurso para a gente poder fazer as adequações e, na sequência, chamar, publicar um novo concurso público. É uma ação para que a gente possa garantir a segurança pública no que diz respeito a recursos humanos, a efetivo empregado”, destacou o governador. 




Pedido de novo concurso já foi encaminhado ao Executivo baiano

Em agosto de 2024, a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, confirmou que um pedido de novo edital foi encaminhado ao governo do estado. 

O pedido, de acordo com a delegada, é para um novo concurso público com mil vagas. 

“Está sendo estudado para o ano que vem. Considerando que faz tempo que realizamos um concurso e que nós temos um número muito grande de aposentadorias, sentimos a necessidade de fortalecer as nossas investigações com o aporte de novos servidores, principalmente no interior do estado”, afirmou.

Vale a pena destacar que no final de 2024, uma comissão foi formada para promover estudos, análises e demais alterações na Lei da Polícia Civil da Bahia, com o objetivo de adequar a legislação à Lei Orgânica Nacional, sancionada no final de 2023.




A Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, também chamada de Lei Geral, estabelece direitos e garantias, para as carreiras de policiais civis, além de parâmetros a serem seguidos em concursos públicos. 

Conforme indicado no texto da nova lei, o quadro de servidores das Polícias Civis deverá ser composto por apenas três cargos efetivos, todos de nível superior. 

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock