O Tribunal Superior do Trabalho assinou contrato com a banca para o seu novo concurso público para o TST de técnicos e analistas. Com isso, o edital está iminente.
A seleção será executada pelo Cebraspe, que foi anunciado em julho. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 2.
O vínculo será até o término da validade do concurso, podendo ocorrer uma eventual prorrogação.
Ainda não foi informado o quantitativo de vagas, mas a oferta de vagas será para:
- técnico judiciário – apoio especializado, área Programação;
- analista judiciário – apoio especializado, área Engenharia Mecânica; e
- analista judiciário – apoio especializado, área Clínica Médica.
Veja a seguir o documento que confirma a contratação da banca organizadora:
Com a banca definida e contratada, não há mais trâmites burocráticos e o edital poderá ser publicado a qualquer momento, mas ainda não há uma data definida oficialmente.
Outra mudança prevista para este novo concurso TST será quanto a a escolaridade do cargo de técnico judiciário, que passará a ser de nível superior no próximo edital
Vale lembrar que a Lei 14.456/2022, que requer o ensino superior completo para ingresso no cargo de técnico judiciário, foi divulgada no Diário Oficial da União, no final de dezembro do ano passado.
Dessa forma, o novo requisito já deve ser aplicado nos próximos concursos dos órgãos do Poder Judiciário da União, como o do TST.
O assunto esteve em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), quanto à constitucionalidade da nova lei. No entanto, o ministro Edson Fachin negou o prosseguimento da ação.
A princípio, o nível superior está mantido como requisito dos cargos de técnico e deve ser cobrado nos próximos concursos. Os cargos de analista judiciário já exigiam a graduação e não serão alterados.
Informações do Folha Dirigida.