Concurso público para a PM PA tem banca organizadora contratada para edital com 4.400 vagas.

Compartilhar

O concurso público para a PM PA deu mais um passo rumo à publicação do seu edital. A Polícia Militar do Pará contratou a banca que ficará responsável pela seleção, que contará com 4.400 vagas para as carreiras de soldados e oficiais.

O contrato entre a Polícia Militar do Pará e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 28.

Com o contrato publicado, o próximo passo será a divulgação do edital, que está previsto para este ano, assim como as provas.

Como já anunciado pelo estado, o concurso da Polícia Militar do Pará contará com 4.400 vagas, sendo:

  • 4 mil para soldados; e
  • 400 para oficiais.

Os requisitos no Pará costumam variar, sendo o nível médio, para soldados, e superior, para oficiais. Já as idades também mudam, sendo entre 18 e 30 anos (soldados) e até 35 anos (oficiais).




O único requisito semelhante é a altura de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres. Com base no último edital, de 2020, os aprovados terão ganhos iniciais a partir de R$3.995,42 (soldado) e R$4.989,67 (oficial).

O último edital do concurso PM PA foi publicado em 2020 e ofertou 2.405 vagas para os cargos de soldado e oficial de ambos os sextos. Foram 2.310 vagas para o cargo de soldado e 95 vagas para o cargo de oficial.

O concurso foi composto pelas etapas de provas objetivas, provas discursivas, exame de avaliação psicológica, exame de avaliação de saúde, teste de avaliação física, investigação dos antecedentes pessoas.

As provas aconteceram nas cidades de Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

Na etapa da prova objetiva, primeira etapa do concurso, os candidatos responderam questões sobre as seguintes disciplinas:

Soldado

Língua Portuguesa; Atualidades; Raciocínio Lógico; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Noções de Direito Penal Militar; Noções de Direito Processual Penal Militar; Noções de Legislação Penal Especial; Noções de Direitos Humanos; e Legislação Institucional.

Oficial

Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Legislação Institucional, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Legislação Penal Especial.

Informações do Folha Dirigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock