O Governo de Pernambuco autorizou a abertura de um novo concurso público para a PC PE. O aval foi para 445 vagas em cargos de níveis superior.
A seleção será organizada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, junto à banca organizadora que será contratada futuramente.
A portaria autorizativa já foi publicada em Diário Oficial, confirmando a seguinte distribuição:
- 45 vagas para delegado;
- 250 vagas para agente; e
- 150 vagas para escrivão.
Todas as chances serão para graduados, sendo necessário para o delegado ter o bacherel em Direito e prática jurídica de, no mínimo, três anos.
Além da escolaridade, as carreiras ainda exigem dos candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria B.
A governadora Raquel Lyra disse que, após o aval, algumas etapas deverão ser cumpridas até a divulgação do edital. Além da PC PE, também receberam aval o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Estado.
Raquel Lyra disse ainda que espera que todas essas etapas preliminares do concurso sejam concluídas com maior brevidade. A estimativa é que os editais sejam publicados ainda em 2023.
“Autorizando a abertura do concurso, nos próximos 30, 60, 90 dias, a partir da contratação da empresa, da elaboração do edital, a gente pode seguir adiante”, disse a governadora.
Além das três corporações, era esperado também um aval para a Polícia Científica. Entretanto, a corporação acabou ficando de fora e não foi contemplada na primeira leva de autorizações para a Segurança.
Os concursos da Segurança de Pernambuco chegaram a ser anunciados em 2022. Na época, o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou 4.741 vagas para a Polícia Civil, Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica.
Na Polícia Civil, o aval foi para 1.587 vagas. O governo anterior trabalhava com provas ainda este ano.
O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, informou que o sinal verde já tinha sido dado pelo governador para toda a etapa preliminar. Já a deputada Gleide Ângelo chegou a dizer que a banca dos concursos estaria definida.
“Obtive a informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi reafirmado que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)”, disse a deputada em suas redes sociais na época.
Segundo Gleide, enviaram propostas as seguintes bancas: Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET).
No entanto, o nome da escolhida pelo governo não chegou a ser revelado. Na troca de gestão, somente neste mês de agosto um novo aval foi publicado, com uma oferta menor de vagas e sem a Polícia Científica.
Informações do Folha Dirigida.