De acordo com dados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o concurso Ebserh registrou mais de 477.289 mil candidaturas homologadas. O número é 46% maior do que o total de inscrições realizadas no edital de 2019.
Conforme indicado pelo órgão, foram 6.294 inscritos para as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), 77.883 inscritos nas vagas reservas às pessoas negras ou pardas e 277.657 inscritos nas vagas destinadas à ampla concorrência.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia
O cargo que registro o maior número de inscritos foi o de técnico em enfermagem, com 121.749 inscrições homologadas. Logo em seguida vem o cargo de assistente administrativo, com 35.570 inscritos e médico – clínica médica, com 2.714 candidaturas.
Ao portal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Viana, destacou que a manutenção dos trabalhos da Ebserh é fundamental e, sendo assim, a recomposição do quadro funcional é importante. Na visão da diretora, a alta demanda representa o interesse dos candidatos na carreira oferecida pela empresa pública.
“O provimento adequado e tempestivo da força de trabalho é fundamental para que os hospitais da Rede Ebserh atinjam seu potencial em ensino, pesquisa, inovação e assistência à saúde. Por isso, é muito importante não apenas preencher as vagas em aberto, mas manter um cadastro reserva que atenda às necessidades de substituição temporária e definitiva de profissionais, garantindo o fluxo contínuo de contratações”, destacou.
Vale a pena destacar que em entrevista à Folha Dirigida por Qconcursos, a diretora de Gestão de Pessoas comentou que a empresa tem a intenção de manter a regularidade no edital de efetivos.
Segundo a diretora Luciana Gouvêa, a Ebserh entendeu que a dinâmica da lotação profissional ocorre de forma mais acelerada do que essa dinâmica bianual de concursos, que pode chegar a quatro anos (tempo de validade).
Portanto, a Ebserh escolheu reduzir o tempo da validade para que, mesmo prorrogado, o concurso fique valido por somente dois anos e a Rede tenha um cadastro de reserva sempre renovado.
Informações do Folha Dirigida.