O Governo Federal revelou nesta terça-feira, 9, detalhes sobre as inscrições do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também chamado de Enem dos Concursos. Para se inscrever, o candidato deverá acessar sua conta no aplicativo GOV.BR.
O interessado deverá criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, será preciso clicar em “Entrar com GOV.BR”, e se estiver no site, em “Criar conta GOV.BR”.
O interessado deverá em seguida digitar seu CPF e seguir as orientações para criar sua conta.
As inscrições do Concurso Unificado serão realizadas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. O valor da taxa será revelado com os editais, previstos para serem divulgados na próxima quarta-feira, 10.
Os editais também trarão informações sobre os blocos temáticos, conteúdo das provas, critérios de classificação e desclassificação, validade do certame e composição das notas finais, entre outras informações.
Confira o cronograma já divulgado para o CPNU:
- 10 de janeiro de 2024 – publicação do edital;
- 19 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024 – inscrições;
- 29 de fevereiro de 2024 – divulgação dos dados finais de inscrições;
- 29 de abril de 2024 – divulgação dos cartões de confirmação;
- 5 de maio de 2024 – aplicação das provas;
- 3 de junho de 2024 – divulgação dos resultados; das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação;
- 30 de julho de 2024 – divulgação final dos resultados; e
- 5 de agosto de 2024 – início da convocação para posse e cursos de formação.
O Concurso Público Nacional Unificado é um projeto inovador do governo para centralizar os editais federais autorizados em 2023, com um único dia de provas. A aplicação ocorrerá em 217 cidades de todo país.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia
A ideia do Concurso Unificado é democratizar o acesso ao serviço público. Uma vez que as provas serão capilarizadas e não somente nas capitais dos estados e no Distrito Federal.
A Fundação Cesgranrio foi contratada como banca organizadora do concurso. Com experiência na aplicação das provas do Enem, ela será a responsável por operacionalizar o CPNU.
Informações do Folha Dirigida.