A partir do dia 19 de janeiro, estarão abertas as inscrições do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como Enem dos Concursos. Com a iniciativa, o Governo Federal possibilita concorrer a diversas vagas com apenas uma inscrição.
De acordo com os editais, publicados no último dia 10 de janeiro, com uma única inscrição será possível concorrer a até 1.326 vagas, elencando as carreiras por prioridade.
A oferta do CPNU está distribuída por oito blocos temáticos. Por exemplo, o Bloco 7, de Gestão Governamental e Administração Pública, traz 1.131 vagas para quem tem nível superior completo em qualquer área de conhecimento.
Além disso, a área de Administração é a que tem mais oportunidades nesse bloco: são 195 vagas.
Desta forma, uma pessoa com graduação completa em Administração poderá disputar até 1.131 vagas de formação geral e mais 195 de Administração, totalizando 1.326 oportunidades com apenas uma inscrição.
Há ainda oportunidades para diversas outras formações de nível superior e também para cargos de nível médio.
As inscrições ficarão abertas de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, pela página do Concurso Público Nacional Unificado.
O acesso será feito por meio da conta GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata e bronze).
Depois de autenticar a conta, o candidato será redirecionado ao site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso, para concluir o processo.
A taxa será de R$60, para cargos de nível médio, e de R$90, para os de nível superior. Será permitida a inscrição para apenas um bloco temático.
Primeiro, o candidato deverá escolher o bloco e, em seguida, fazer um ranking de preferência. Ou seja, elencar as carreiras que deseja concorrer por ordem de prioridade, desde que tenha os requisitos necessários.
Confira como funcionará o ranking de preferência:
- escolher o bloco temático;
- escolher os cargos;
- ordenar preferência entre os cargos;
- ordenar preferência das especialidades.
ATENÇÃO! O candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro do bloco temático! A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato. Ele será alocado da maior preferência à menor, caso tenha nota suficiente.
Quem for convocado para a segunda ou terceira opção, continuará na lista de espera dos cargos que listar com maior prioridade.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia
Informações do Folha Dirigida.
1 comentário em “Concurso Público Nacional Unificado: inscrição única permite disputar 1.326 vagas. Entenda!”
Posso inscrever somente no AFT.auditor fiscal do Trabalho. Só me interessa auditor Fiscal do Trabalho. Nenhum outro Cargo.Auditoria e fiscalização AFT.auditor fiscal do Trabalho. Concurso público.