Concurso público INSS: órgão tem aval encaminhado para convocar 300 excedentes (nível médio).

Compartilhar

O Instituto Nacional do Seguro Social deve receber autorização para a convocação de 300 excedentes do último concurso INSS para técnico do seguro social, cargo de nível médio. O aval pode ser publicado a qualquer momento.

Segundo informações apuradas pelo Qconcursos Folha Dirigida, o processo está em fase avançada e já foi encaminhado à Casa Civil.

A expectativa é de que a autorização seja publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União, uma vez que o pedido já tramitou por diversos ministérios e foi concluído na última semana.




De acordo com o INSS, embora a solicitação inicial tenha sido para a convocação de 500 aprovados, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) deu prosseguimento ao pedido para autorizar o provimento de apenas 300 candidatos.

“Entretanto, o MGI deu andamento para viabilidade de convocação de 300 (trezentos) candidatos, cuja tramitação encontra-se na Casa Civil”, disse o INSS em resposta.

O órgão informou que agora aguarda o andamento final do processo e a publicação oficial da autorização para dar início à formação dos candidatos, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025.




“Diante disso, o INSS aguarda manifestação final da Casa Civil para convocar os candidatos para uma nova turma do curso de formação, caso o pleito seja atendido”, disse o INSS.

Desde o primeiro semestre deste ano, o ministro Carlos Lupi já vinha demonstrando otimismo em relação à autorização para a convocação dos excedentes do último concurso. 

A solicitação foi encaminhada pelo presidente do INSS, Alessandro Antonio Stefanutto.

Embora o governo deva autorizar a chamada de 300 candidatos, a expectativa do INSS é convocar todos os aprovados até maio do próximo ano, data em que o prazo de validade do concurso se encerra, sem possibilidade de prorrogação.




Em julho deste ano, Carlos Lupi informou que os excedentes seriam nomeados até dezembro. Faltando poucos dias para o término do ano, para que esse prazo se cumpra, primeiro a portaria precisa ser oficializada pelo MGI.

Vale destacar que o INSS já chamou o que era permitido em lei, ou seja, 25% além do quantitativo de vagas iniciais. O aval para a chamada dos 250 excedentes foi concedido em setembro do ano passado. Em seguida, o órgão realizou o curso de formação.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock