O ministro da Previdência, Carlos Lupi, voltou a comentar sobre a autorização de um novo concurso INSS ainda este ano.
Em depoimento à Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados, Lupi informou que o Instituto Nacional do Seguro Social está preparando uma nova seleção.
A autorização, segundo ele, está sob a análise do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), para o provimento de 500 vagas de nível superior.
“Estamos preparando, por meio do Ministério da Gestão, da ministra Esther, um concurso para chamar mais 500 de nível superior”, informou.
De acordo com o chefe da pasta da Previdência, o INSS já contou com 40 mil servidores. No entanto, a entidade possui no momento 21 mil funcionários, ou seja, um déficit de quase metade do quadro anterior.
Com a realização do novo concurso INSS, a expectativa, segundo reforçou Lupi, é de que 500 novos aprovados sejam convocados.
“A cada ano, há um contingente grande que se aposenta, que passa em outros concursos mais convenientes, e nós perdemos funcionários. Buscamos esses mais 21 mil (para chegar ao nível de 40 mil funcionários), mais 1.500 (ingresso de aprovados no edital de técnicos) — era 20 mil, passou para 21.500 — e vamos chegar a 22 mil até o final do ano (com a chamada de 500 aprovados no quadro de nível superior)”, reforçou.
É importante destacar que, no início de 2025, o ministro Lupi informou, em entrevista, que a seleção para o cargo de analista contaria com mil vagas.
Com a nova previsão para 500 vagas, abre-se a possibilidade de que as demais oportunidades (500) sejam destinadas ao cadastro de reserva. No entanto, ainda não há confirmação sobre essa autorização.
Ainda no início do ano, o ministro indicaou que o edital seria divulgado até o mês de julho. No entanto, para cumprir com esse prazo, a autarquia precisaia receber o aval do MGI e definir a banca nos próximos 60 dias.
Em coletiva sobre o CNU 2025, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e a diretora do Departamento de Provimento e Movimentação do MGI, Maria Aparecida Chagas Ferreira, comentaram que a autorização para o INSS estava sob análise.
“A gente está trabalhando com o INSS”, informou Maria Aparecia Chagas.
Não há informações, no entanto, sobre quando a autorização será publicada e o quantitativo de vagas final, a ser liberado.
Folha dirigida
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Leia também –
- Concurso saúde Natal – RN: Secretaria de Saúde enfrenta déficit de 910 profissionais.
- Concurso público INSS: Lupi diz que estudo no MGI é para 500 vagas; previsão de edital no segundo semestre.
- Concurso público ICMBio: divulgado resultados das provas objetiva e discursiva.
- Concurso público DPE PB: comissão é formada para edital da área de Apoio.
- IFRN divulga Processo Seletivo com vagas para o campus de Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi.