O Instituto Nacional do Seguro Social já trabalha com a expectativa de realizar um novo concurso INSS para o cargo de analista. A previsão é de que o edital seja divulgado em 2025, embora ainda não haja uma data definida.
A informação foi passada pela Federação Nacional dos Servidores do INSS (Fenasps), após a primeira reunião da Mesa Setorial da autarquia, na última semana.
Ainda não há um quantitativo de vagas definido, já que a realização do concurso ainda depende de autorização oficial do Ministério da Gestão e Inovação. No entanto, o último pedido de concurso feito pelo INSS visava mais de 1,8 mil vagas.
Em 2023, a autarquia solicitou ao Governo Federal a abertura de 7.655 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- Nível médio: técnico do seguro social (5.819 vagas);
- Nível superior: analista do seguro social (1.836 vagas).
Vale ressaltar que o governo pode autorizar o pedido integralmente ou com uma redução no número de vagas.
A última seleção autorizada para o INSS contou com mil vagas, sendo todas destinadas ao cargo de técnico. No entanto, o pedido anterior feito pelo órgão também incluía vagas para analistas.
O último concurso INSS para analistas foi realizado em 2015, ou seja, há dez anos.
Em 2015, o realizou um concurso público para o cargo de analista do seguro social, destinado a profissionais com formação superior em Serviço Social.
A banca organizadora responsável pelo concurso foi o Cebraspe, anteriormente conhecido como Cespe/UnB.
O concurso ofereceu 150 vagas para Analista do Seguro Social, exigindo dos candidatos diploma de nível superior em Serviço Social e registro no respectivo conselho de classe. A taxa de inscrição foi fixada em R$80.
A avaliação consistiu em provas objetivas, compostas por 120 questões de múltipla escolha, divididas entre Conhecimentos Básicos e Específicos.
Para ser aprovado, o candidato precisava alcançar, no mínimo, 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no total da prova.
As provas foram aplicadas em todas as capitais brasileiras, proporcionando ampla acessibilidade aos candidatos de diferentes regiões. O concurso teve validade de um ano, prorrogável por igual período, conforme necessidade do INSS.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –
- Concurso público INSS: instituto pode ter novo edital em 2025 para analistas.
- Concurso público educação RN: FGV divulga gabarito oficial preliminar.
- Concurso público para a Polícia Federal Administrativo não deve estar no CNU 2025.
- Ministério Público do RN recomenda reserva de vagas para pessoas com deficiência em seleção de residência médica.
- Concurso público PB Saúde: aprovados começam a ser convocados em março.