Concurso público INSS: à espera de convocações, INSS tem 20 mil cargos vagos.

Compartilhar

O Instituto Nacional do Seguro Social busca autorização, junto ao Governo Federal, para convocar mais excedentes do seu concurso INSS.

A autarquia já confirmou o pedido para provimento adicional de 500 aprovados em cadastro de reserva. 

Enquanto a solicitação é analisada, o INSS dispõe de um total de 23.984 cargos vagos. O dado mostra a necessidade de mais servidores do instituto. 

A maior carência é justamente para o cargo de técnico do seguro social, que foi ofertado no concurso do INSS. Ao todo, são 20.456 postos em aberto para essa função. 

Isso significa que mais de 85% do déficit de servidores do INSS é para o cargo de técnico do seguro social. 

Os dados citados constam no Portal de Dados Abertos do Governo Federal e são referentes ao mês de setembro.

O INSS ainda tem 2.524 cargos vagos para analista do seguro social, além de 1.004 para outras diversas funções.




Concurso INSS já nomeou mais de 1.200 aprovados

O concurso INSS para o cargo de técnico foi realizado em 2022. Com a organização do Cebraspe, a seleção ofertou mil vagas imediatas.

Conforme informações repassadas pela própria autarquia ao Qconcursos Folha Dirigida, mais de 1.262 aprovados já foram convocados para suprir a carência no quadro funcional. 

Desse quantitativo, 55 não tomaram posse. Desta forma, apenas 1.207 servidores foram efetivamente nomeados e tomaram posse como técnicos do INSS.

Apesar de já ter nomeado mais aprovados do que o previsto no edital de abertura, o INSS ainda tem a intenção de aproveitar mais habilitados. A autarquia busca autorização junto ao Governo Federal.




De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, 500 excedentes do concurso serão nomeados até dezembro deste ano. 

“Estamos chamando mais 500 do último concurso, ainda este ano. Mas para você ter uma ideia, cerca de 50% dos servidores, hoje, estão trabalhando em casa, num sistema que tem ajudado muito. Eles estão produzindo muito para termos esse resultado (diminuição da fila). Mas, agora, a gente está começando a colocar esses agentes de volta, aos poucos, nas agências, por isso, vamos conseguir ter mais gente”, disse Lupi ao Correio Braziliense.

Oficialmente, o Governo Federal ainda não confirmou a convocação desses excedentes.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock