Concurso público Ibama: Ministra do STF cobra medidas e reforça necessidade de novo edital.

Compartilhar

O concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) segue aguardado com expectativa e os órgãos federais vem empreendendo esforços para a realização do certame.

Trata-se de um documento encaminhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federa (STF) destacando o compromisso dos órgãos federais com a proteção da Amazônia Legal e apresentando as providências que já foram implementadas para o cumprimento das medidas cobradas pela relatora, ministra Cármen Lúcia.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia




No texto, a ministra Cármen Lúcia cobra que órgãos federais, como Ibama, ICMBio, Funai, entre outros do Executivo Federal, elaborem um plano de execução com as medidas que serão adotadas para a retomada de ações de fiscalização e controle das atividades de proteção ambiental.

Veja:




Ao longo do documento, a AGU menciona a necessidade de realização de um novo concurso Ibama como forma de fortalecer o quadro de servidores e relembrou o pedido de autorização para novo certame, com a solicitação de mais de 2 mil vagas.

Confira trecho do documento:

Nesse contexto, vale destacar que o pedido de novo edital, enviado no início de 2023, solicitou o total de 2.408 vagas para o cargo de Analista. As oportunidades seriam distribuídas da seguinte forma:

  • 1.503 vagas para Analista Ambiental; e
  • 905 vagas para Analista Administrativo, da carreira de Especialista em Meio Ambiente.

Confira o documento na íntegra.




A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, chegou a confirmar a realização de um novo concurso Ibama, durante evento do novo PAC (Programa de Aceleração e Crescimento).

“Vamos fazer o concurso do Ibama, estamos chamando os concursados que estão na reserva para poder dar conta de ter agilidade sem perca de qualidade”, afirmou Marina Silva.

O certame também já havia sido confirmado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Na ocasião, a ministra pontuou que a realização de um novo concurso Ibama foi uma das cobranças do presidente Lula.

É válido lembrar que o último concurso Ibama segue vigente até 3 de junho de 2024. No entanto, mesmo com o chamamento de todo cadastro reserva, a necessidade de recomposição no quadro de servidores da autarquia ainda não será suprida.

Informações do Direção Concursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock