A ministra Marina Silva afirmou que será realizado um novo concurso público para o Ibama. Além disso, a chefe da pasta do Meio Ambiente afirma que serão chamados os excedentes que aguardam a convocação.
Segundo ela, está sendo feito um trabalho interno neste sentido com o Ministério da Gestão e Inovação, ao Ministério do Planejamento, a Casa Civil e ao Ministério da Fazenda.
O objetivo de um novo concurso Ibama, segundo Marina, é dar conta dos serviços tendo agilidade, mas sem perder a qualidade.
A fala da ministra foi registrada durante o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que contou com representantes de diversos ministérios.
Vale lembrar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis solicitou ao governo a autorização para 2.408 vagas de nível superior, sendo 1.503 de analista ambiental e 905 de analista administrativo.
Para que o concurso possa acontecer, é necessário de um aval do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), representando pela ministra Esther Dweck.
O pedido enviado por Marina Silva, para a chamada de 417 excedentes dos últimos concursos do Ibama e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), foi autorizado pelo Governo Federal.
Em julho, o Ministério da Gestão e Inovação autorizou diversos novos provimentos, entre novos concursos e chamada de aprovados.
O Ibama e o ICMBio foram contemplados, como 257 e 160 vagas, respectivamente. As portarias foram publicadas em Diário Oficial da União.
Quanto ao novo concurso, ainda não há uma data prevista para quando ele será autorizado.
Na última semana, o presidente Lula falou sobre a necessidade de um novo concurso para o Ibama e para a Polícia Federal.
“Só o Ibama tinha 1.700 pessoas quando eu era presidente da República, quando nós voltamos tinham 700 pessoas. Não tem capacidade de fiscalização, então nós precisamos ter consciência de que não é gasto, nós precisamos fazer concurso […] A Polícia Federal para tomar conta disso, é porque nós precisamos de mais policiais, fazer mais concursos, senão você não combate o crime organizado”, disse o presidente”.
Segundo o presidente, nos últimos anos, o quadro de pessoal do Ibama reduziu e há urgência para a recomposição da força de trabalho. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que Lula defende concurso para o Ibama.
Informações do Folha Dirigida.