O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou nesta terça-feira, 19, a necessidade de novas contratações por meio do concurso Ibama.
Em entrevista ao Jornal da CBN, Lula falou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) conta com 700 servidores a menos que o ideal para execução das funções.
“O governo estava desmontando. Então nós passamos um tempo montando o governo, abrindo concurso, fazendo concurso, tentando construir. Agora as coisas estão mais ou menos alinhadas. Ainda faltam algumas coisas. A companheira Marina (Silva, ministra do Meio Ambiente), por exemplo, tem 700 funcionários a menos no Ibama para poder controlar as coisas. Então eu encontrei o governo dessa vez muito pior e vou deixá-lo muito melhor”.
No dia 5 de maio, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, adiantou sobre a autorização de um novo concurso Ibama com 260 vagas. Segundo ela, a contratação será de servidores em caráter efetivo.
Ainda não há detalhamento sobre os cargos, requisitos e áreas contempladas. Conforme as últimas solicitações, o concurso deve ser destinado somente aos cargos de analista ambiental e administrativo, ambos de nível superior.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, fonte do Governo Federal informou que aguarda apenas a liberação da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) para oficializar as novas vagas.
A autorização oficial deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda em junho.
O Ibama aguarda o aval formal para definir os detalhes, como áreas e lotação.
“Atualmente o Ibama está aguardando a autorização do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para, em seguida, iniciar o planejamento detalhado dos cargos, das localidades e dos prazos pertinentes ao projeto”, disse o instituto, em nota.
Em caso de autorização, os órgãos e autarquias do Governo Federal têm 180 dias para prepararem os novos concursos e publicarem os editais.
Durante esse período, uma banca organizadora deve ser contratada para a aplicação das provas e recebimento das inscrições.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –
- PC RN e Fapern lançam edital de processo seletivo em ciência, tecnologia e inovação com remuneração de R$ 5,5 mil.
- Concurso público Correios: data das provas coincide com outros editais.
- Concurso público Correios SESMT é homologado e convocações podem ocorrer.
- Concurso público MPS forma comissão organizadora para edital de peritos do INSS.
- Concurso Polícia Civil PB: governador nomeia 214 aprovados da segunda turma do certame.