A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou que os órgãos Ambientais terão adicionais de vagas na oferta já autorizada, entre eles o concurso Ibama. Com isso, o cronograma previsto deve ser reajustado pelo órgão.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais informou que ainda não é possível confirmar os detalhes desse adicional de vagas que será autorizado pelo MGI.
“O Ibama informa que, neste momento, não é possível fornecer informações detalhadas sobre o quantitativo de vagas, pois o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) está realizando a avaliação orçamentária necessária”, disse.
É importante destacar que somente os cargos já contemplados é que devem receber um aumento no quantitativo autorizado.
No caso do Ibama, o aval concedido foi para 260 vagas de analista administrativo e analista ambiental.
O Ibama informou, também, que o cronograma para a escolha da banca organizadora e de lançamento do edital serão ajustados após a nova autorização, ou seja, o instituto deve trabalhar com novos prazos.
Atualmente, a previsão do Ibama é contratar a banca organizadora em setembro. Já o edital, conforme a portaria autorizativa, deve ser publicado até 30 de dezembro (180 dias após).
Sobre as provas, o cronograma deverá respeitar o período mínimo de dois meses após a publicação do edital.
A informação sobre o aumento da oferta de vagas dos concursos Ambientais foi passada pela ministra Esther durante uma coletiva de imprensa realizada após as provas do CNU.
Segundo ela, o pedido por mais vagas foi feito pela ministra Marina Silva e deverá ser atendido.
“Sim, será aumentado o número de vagas, mas a gente ainda não fechou (a quantidade). Foi um pedido não somente da Marina, mas tivemos uma reunião recente com o tema ambiental e se avaliou que é importante aumentar as autorizações”, disse Dweck.
Esther, no entanto, não revelou a quantidade de novas vagas que serão liberadas e nem quando isso será feito.
Na última segunda, 26, o ICMBio respondeu ao Qconcursos Folha Dirigida que segue no aguardo da publicação da portaria, por parte do MGI, com o aval para mais vagas.
“Aguardamos a publicação do MGI no Diário Oficial da União sobre a amplicação das vagas do concurso autorizado, para analistas ambientais e administrativos”, informou o ICMBio.
Para o concurso ICMBio, o MGI autorizou o provimento de 180 oportunidades, sendo 120 para analista administrativo e 60 para analista ambiental. Ambas as carreiras exigem o nível superior.
Outro órgão contemplado foi o Instituto Jardim Botânico RJ, que tem concurso autorizado e poderá contar com uma oferta superior.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –
- Concurso público Correios: data das provas coincide com outros editais.
- Concurso público Correios SESMT é homologado e convocações podem ocorrer.
- Concurso público MPS forma comissão organizadora para edital de peritos do INSS.
- Concurso Polícia Civil PB: governador nomeia 214 aprovados da segunda turma do certame.
- Concurso público TSE/TREs Unificado: divulgada a convocação para as provas.