Concurso público do TSE unificado será tratado em encontro de TREs de 17 a 19 de agosto.

Compartilhar

O concurso TSE unificado será tratado no 82º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), de 17 a 19 de agosto, no Espírito Santo. 

A pauta preliminar do encontro já apresenta “concurso público” como um dos tópicos a serem discutidos entre os presidentes. A resolução dos cargos e aumento de vagas para a área de Tecnologia da Informação (TI) também podem ser abordados. 

Vale destacar que a pauta do 82º Coptrel ainda será finalizada. Porém, diante de toda a expectativa pelo concurso para a Justiça Eleitoral, o tema deverá ser um dos principais do encontro. 

No dia 26 de julho, a Fundação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) participou de uma reunião com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tratar de diversos assuntos. Entre eles, o concurso unificado.

Na ocasião, a Fenajufe manifestou preocupação com a demora para a realização do concurso e preenchimento dos cargos vagos a tempo para as eleições municipais de 2024. 

“A categoria tem acompanhado a pauta há meses e cobra uma posição definitiva. Além disso, mencionaram notícia que circulou em alguns estados de que o concurso não seria mais realizado centralizadamente”, disse a Fenajufe.

O coordenador-geral do TSE, Rui Moreira, explicou à categoria que ainda estava pendente de aprovação a resolução autorizando o concurso, afirmando haver uma “grande dificuldade técnica que pode tornar inviável sua realização”.

Desta forma, a Fenajufe informou que o TSE espera a conclusão de uma consulta técnica a empresas, para formalizar uma decisão administrativa sobre o tema, nos próximos 15 dias, ou seja, neste mês de agosto.

Na última sexta, 28, circularam informações de que bancas organizadoras não teriam datas e tempo hábil para realização do concurso em 2023. O TSE negou tal entrave e enviou a seguinte nota:

“A informação não procede. O setor responsável nos informou que não há, no momento, quaisquer novidades sobre a realização do concurso. Reiteramos que as atualizações sobre o certame virão com a publicação da respectiva resolução que trata do tema, que será amplamente divulgada nos canais de comunicação do Tribunal”.

No concurso unificado, um único edital é publicado com vagas para o TSE e para TREs, que demonstrem interesse em preencher os cargos vagos. Toda a organização do concurso, incluindo a contratação da banca, fica sob responsabilidade do TSE.

Informações do Folha Dirigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock