A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência contratou a banca que ficará reponsável pelo seu novo concurso Dataprev 2023.
Conforme extrato de contrato publicado nesta sexta-feira, 7, no Diário Oficial da União, o Cebraspe será o organizador.
O número de vagas e os cargos que serão contemplados não foram informados, mas já se sabe que o edital terá oferta imediata e para cadastro de reserva.
Outra informação é que as vagas serão distribuídas pelas sete unidades da Dataprev, sendo elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Santa Catarina e Distrito Federal.
Com a banca contratada, o próximo passo será a publicação do edital. A expectativa é para que isso ocorra neste segundo semestre do ano.
Recentemente, em resposta ao ambiente da Lei de Acesso à Informação, a Dataprev informou que enviaria ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelo aval de concursos, uma solicitação para o preenchimento de 200 vagas.
Os cargos, no entanto, não foram informados.
“Informamos que a empresa possui um alinhamento com o Ministério de Gestão e Inovação para novo concurso público no ano de 2023. Em relação ao quantitativo de vagas, a expectativa é de aproximadamente 200 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Os cargos e perfis ainda estão em fase final de validação”, disse na ocasião.
O último concurso Dataprev foi realizado em 2016 e homologado em 2017. A seleção teve prorrogações em 2019 e 2020 (sob tutela de urgência).
Em 2021, em atendimento à decisão judicial proferida pelo processo nº 5011535-65.2020.4.02.5101, o processo foi novamente prorrogado até 28 de maio de 2022.
Na época, foram recebidas mais de 31 mil inscrições, que concorreram para à formação de cadastro reserva, com 1.975 candidatos aprovados em ampla concorrência.
As vagas foram de nível médio, nos cargos de auxiliar de enfermagem e técnico de segurança do trabalho, e de superior, nos postos de analista diversas áreas, engenheiro de segurança do trabalho e médico.
Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas. Na primeira etapa objetiva, foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Foram aprovados os que obtiveram o mínimo de 50 pontos na avaliação. Além disso, o candidato não poderia zerar as questões de nenhuma disciplina do exame.
Informações do Folha Dirigida.