Concurso público da Polícia Civil PE tem edital publicado com 445 vagas e remuneração de até R$10.930.

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Saiu o edital do concurso PC PE 2023 com 445 vagas de agente, escrivão e delegado, cargos de nível superior. As remunerações em início de carreira são de R$4.700 (agente e escrivão) e R$10.930 (delegado).

Edital de abertura

Para os cargos de agente e escrivão, o candidato deve possuir nível superior em qualquer área, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria “B”.

Para ingressar no cargo de delegado é preciso possuir nível superior em Direito, além de prática jurídica de, no mínimo, três anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria “B”, também é exigida.

Os candidatos interessados em realizar as provas do concurso da Polícia Civil de Pernambuco devem se inscrever no site do Cebraspe, banca organizadora, no período de 22 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024.

As taxas de inscrição são de R$250, para os cargos de agente de polícia e escrivão, e de R$350, para o cargo de delegado. 




Isenção da taxa de inscrição 

Os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição caso se enquadrem nas situações abaixo: 

  • Estar inscrito no CadÚnico, conforme a Lei Estadual n.º 14.538/2011, e suas alterações;
  • Ser doador regular de sangue, conforme a Lei Estadual n.º 14.538/2011, e suas alterações;
  • Ser doador de medula óssea, conforme a Lei Estadual n.º 14.538/2011, e suas alterações;
  • Ser doador de livros ao “Banco do Livro” do estado de Pernambuco, conforme a Lei Estadual n.º14.538/2011, e suas alterações;
  • Ter concluído o ensino médio ou técnico em instituição pública de ensino há menos de três anos contados a partir da data de publicação deste edital, conforme a Lei Estadual n.º 14.538/2011, e suas alterações;
  • Ter deficiência, conforme a Lei Estadual n.º 14.538/2011.

A solicitação de isenção deverá ser realizada no período de 22 a 27 de dezembro. 




Conheça os cargos do concurso PC PE 

Os cargos ofertados no edital do concurso da Polícia Civil de Pernambuco são os seguintes: 

Delegado de Polícia

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse, por intermédio de documentos e certidões; e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria B (conforme previsto no Decreto Estadual n.º 42.106, de 1º de setembro de 2015), comprovada nos atos de matrícula no Curso de Formação Profissional e posse.

Remuneração: R$10.930,51

Vagas: 45

Agente de Polícia 

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), comprovado no ato da posse, por intermédio de documentos e certidões; e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria B (conforme previsto no Decreto Estadual n.º 42.106, de 1º de setembro de 2015), comprovada nos atos de matrícula no Curso de Formação Profissional e posse.

Remuneração: R$4.700

Vagas: 250




Escrivão de Polícia

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, comprovado no ato da posse, por intermédio de documentos e certidões; e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria B (conforme previsto no Decreto Estadual n.º 42.106, de 1º de setembro de 2015), comprovada nos atos de matrícula no Curso de Formação Profissional e posse.

Remuneração: R$4.700

Vagas: 150

Segundo o edital do concurso da Polícia Civil de Pernambuco, os candidatos serão avaliados em até dez etapas, a depender do cargo desejado: 

  • Prova Objetiva
  • Prova Discursiva
  • Prova prática de digitação
  • Exame médico
  • Teste de Aptidão Física
  • Avaliação Psicológica
  • Investigação Social
  • Prova Oral
  • Curso de Formação Profissional
  • Avaliação de Títulos




As provas objetivas estão marcadas para o dia 25 de fevereiro de 2024, para escrivão e agente, e para o dia 3 de março de 2024, para o cargo de delegado

Os candidatos ao cargo de delegado vão responder a 100 questões, já os candidatos para os outros cargos vão responder a 60 questões. 

Todas as questões serão do tipo múltipla escolha, cada uma das cinco opções A, B, C, D e E, devendo o candidato preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, conforme o comando da questão.

As questões serão divididas da seguinte forma:

Cargo de Agente de Polícia

  • P1: Noções de Direito: 20 questões 
  • P2: Conhecimentos Específicos: 40 questões 

Cargo de Escrivão de Polícia

  • P1: Noções de Direito: 20 questões
  • P2: Conhecimentos Específicos: 40 questões

Cargo de Delegado de Polícia

  • Direito Constitucional: 12 questões;
  • Direito Administrativo: 12 questões;
  • Direito Penal: 14 questões;
  • Direito Processual Penal: 14 questões;
  • Legislação Penal e Processual Penal Extravagante: 10 questões;
  • Legislação Estadual: 5 questões;
  • Medicina Legal: 6 questões;
  • Criminologia: 5 questões;
  • Direito Civil e Empresarial: 6 questões;
  • Direito processual Civil: 6 questões;
  • Direito Tributário: 5 questões;
  • Direito Ambiental: 5 questões;




As provas discursivas, que serão realizadas na mesma data que as provas objetivas, serão compostas por uma redação dissertativa, para os cargos de agente e escrivão, e por duas questões discursivas e uma peça prático profissional, para o cargo de delegado. 

A prova discursiva para o cargo de Delegado de Polícia valerá um total de 100,00 pontos e abordará as áreas de conhecimento de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal e Processual Penal Extravagante.

Já prova discursiva para os cargos de Agente de Polícia e de Escrivão de Polícia valerá 30,00 pontos. A redação será sobre tema relevante e atual na área de Segurança Pública, a ser respondida em até 30 linhas.

Os candidatos inscritos para o cargo de escrivão serão convocados para a etapa de prova prática de redação. Essa etapa consistirá de digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC. O candidato deverá estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado.

Os candidatos aprovados nas etapas anteriores serão convocados para os exames médicos. Os exames médicos compreenderão, além de avaliação clínica (consulta médica) realizada por médico designada pelo Cebraspe, o envio de exames laboratoriais e complementares e de laudos médicos decorrentes de avaliações médicas especializada.




A próxima etapa do concurso PC PE são os testes de aptidão física. Os candidatos serão avaliados por meio dos seguintes testes: 

  • a) flexão de braço na barra fixa (para os candidatos do sexo masculino) ou de barra estática (candidatas do sexo feminino);
  • b) impulsão horizontal;
  • c) natação em 50m; e
  • d) corrida de 12 minutos.

avaliação psicológica, próxima etapa do concurso, irá consistir na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, de raciocínio, emocionais, de personalidade e motivacionais do candidato, podendo ser aplicada coletivamente. Para tanto, poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e aplicados por psicólogos registrados nos Conselhos Regionais de Psicologia. 

Os candidatos inscritos para o cargo de delegado serão avaliados por meio de prova oral. A prova oral para o cargo de delegado de polícia terá duração de até  20  minutos, tempo em que o candidato deverá ler e responder às perguntas que lhe forem entregues por escrito, bem como responder às arguições da banca examinadora.

A prova oral valerá um total de 100,00pontos e, abordará as áreas de conhecimento de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal e Processual Penal Extravagante.

A etapa da investigação social terá a finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, quer seja social, moral ou escolar, e a autenticidade de documentos apresentados, impedindo que o indivíduo com perfil incompatível com o exercício da atividade policial civil ingresse na Instituição.

Por fim, os candidatos inscritos para o cargo de delegado de polícia serão avaliados por meio da avaliação de títulos. Nesta etapa os candidatos vão receber pontuações por títulos acadêmicos e de experiência profissional.

Informações do Folha Dirigida.

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