A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) avançou no processo da escolha da banca organizadora do próximo concurso Correios. A instituição deve ser contratada até agosto.
O presidente da empresa, Fabiano Silva, revelou que, atualmente, os Correios necessitam contratar em torno de 4 a 5 mil pessoas. No entanto, a oferta será um pouco mais de 3 mil vagas, com o cargo de carteiro confirmado na seleção.
Em entrevista ao SBT News, foram anunciados detalhes sobre o novo concurso e confirmada a grande carência de funcionários.
“A gente deve abrir algo em torno de 3 mil vagas, ou um pouco mais, até 3.200 vagas (…) Esse concurso será para nível operacional, o carteiro tradicional, pois precisamos fortalecer os nossos pontos de entrega. Esse primeiro concurso tem o foco operacional, mas também haverá cargos de nível superior, como advogado, arquiteto e engenheiro. Também temos previsão de algumas vagas que serão destinadas a essas profissões.”
Em abril, os Correios já tinham revelado que os cargos seriam agente e analista. Entretanto, as especialidades das vagas de nível médio ainda não tinham sido antecipadas.
Ainda de acordo com o presidente Fabiano Silva, a expectativa é de regularidade na realização de novos concursos dos Correios, pois a empresa ficou 13 anos sem realizar novas seleções e precisa de renovação nos quadros.
“O objetivo nosso é, justamente, manter a empresa sempre atualizada. Vamos deixar sempre uma previsão de concurso público, pois ficamos desde 2011 sem concurso nos Correios – é muito tempo. É uma empresa que precisa de renovação nos quadros e a nossa ideia é que isso seja feito com rotina, que durante um período de cinco anos sempre se abra concurso público, para que a gente possa saber a real necessidade da empresa.”
Os editais do concurso Correios devem ser publicados em setembro, conforme cronograma divulgado no plano básico do concurso, ao qual Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso.
Outras datas também foram confirmadas, e o calendário da seleção segue previsto da seguinte forma:
- Março a julho: planejamento do certame e processo licitatório para a contratação da banca do concurso Correios
- Agosto: contratação da banca
- Setembro: edital do concurso Correios
- Dezembro: início das contratações
Em comunicado divulgado pelos Correios, a empresa pública diz que buscará reduzir os prazos indicados no cronograma sempre que possível. Sendo assim, as datas indicadas anteriormente podem sofrer alterações.
O concurso Correios prevê a publicação de seis editais, com vagas para cargos de níveis médio e superior.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –
- PC RN e Fapern lançam edital de processo seletivo em ciência, tecnologia e inovação com remuneração de R$ 5,5 mil.
- Concurso público Correios: data das provas coincide com outros editais.
- Concurso público Correios SESMT é homologado e convocações podem ocorrer.
- Concurso público MPS forma comissão organizadora para edital de peritos do INSS.
- Concurso Polícia Civil PB: governador nomeia 214 aprovados da segunda turma do certame.