A Findect voltou a pressionar a empresa em busca da ampliação das vagas do concurso Correios 2024. Além disso, o sindicato solicita que outros cargos também sejam incluídos, ainda que por meio de novos editais.
Em reunião realizada na última quarta-feira, dia 30, a Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect) destacou que o aumento no número de vagas do concurso atual visa reduzir a sobrecarga de trabalho e aprimorar o atendimento à população.
Dessa forma, a categoria enviou dois ofícios ao presidente dos Correios, Fabiano Silva:
- Solicitação de abertura de concurso público para os cargos de atendente comercial e operador de triagem e transbordo; e
- Adequação do anexo I – quadro de vagas do concurso público edital nº 270/2024.
No primeiro ofício, a Findect reforça a necessidade urgente pela abertura de concurso público para esses dois cargos, que não foram contemplados na seleção atual.
Publicado em 9 de outubro, o concurso com 3.511 vagas oferece oportunidades apenas para o cargo de carteiro, sendo essa a única posição de nível médio presente no concurso em andamento.
A ausência do cargo de atendente comercial, inclusive, surpreendeu muitos candidatos, que expressaram insatisfação nas redes sociais.
“(…) a ECT divulgou o Edital 270/2024, com vagas exclusivamente para o cargo de carteiro, ignorando completamente as necessidades latentes dos cargos de atendente comercial e operador de triagem e transbordo. Tal omissão é motivo de grande preocupação, pois existe um déficit significativo também nesses cargos, que são de extrema importância para o bom funcionamento da empresa. (…) A ausência de um concurso abrangente impacta diretamente o atendimento à população e compromete a capacidade operacional da ECT em vários municípios, que continuam a sofrer com a falta de profissionais”, diz a Findect no ofício.
Na semana seguinte à publicação dos editais, a Findect expressou indignação com a baixa oferta de vagas e a ausência de determinados cargos. A categoria solicitou que o concurso fosse retificado, o que ainda não ocorreu.
Por isso, o segundo ofício enviado ao presidente Fabiano Silva pede uma adequação no quadro de vagas.
Segundo a categoria, os Correios deixaram de contemplar diversas localidades com déficit crítico de pessoal, o que pode impactar negativamente no atendimento e nas condições de trabalho dos empregados dessas regiões.
“Observamos, ainda, que essa distribuição foi definida sem a devida consulta às entidades representativas dos trabalhadores, desconsiderando as demandas específicas de cada município (…) Uma distribuição inadequada não solucionam os problemas estruturais, mas sim comprometem a qualidade dos serviços e a sustentabilidade do trabalho realizado pelos empregados”, completa a Findect no documento.
No mesmo documento, o sindicato anexou uma tabela com cerca de 375 municípios com déficit, sem reserva de carteiros ou sem oferta de vagas no atual concurso.
As regiões deficitárias incluem municípios dosEstados do Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo e Tocantins.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Folha dirigida
Leia também –
- PM – SP divulga Concurso Público com 2.700 vagas (nível médio) para Soldado de 2ª Classe.
- Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) lança edital com 560 vagas para Cursos Técnicos em TI.
- Ministério Público do RN recomenda realização de concurso público em Touros, Rio do Fogo e São Miguel do Gostoso.
- Concurso Ministério da Previdência Social: edital para perito do INSS será publicado este ano.
- Concurso público ICMBio: contrato com a banca é assinado e edital pode ser divulgado.