Os candidatos que aguardam o concurso dos Correios poderão escolher entre diversos municípios para a realização das provas. Isso porque a empresa trabalha com a previsão de aplicar os exames em cerca de 228 cidades.
Sendo assim, o concurso Correios seria semelhante ao CNU e aplicaria provas em diversos locais e não somente nas capitais, como de costume.
No Concurso Unificado, o governo alegou que a realização das provas em diversas cidades é uma forma de democratizar o acesso às vagas em serviço público, permitindo que ainda mais pessoas concorram.
A informação de que o concurso Correios terá provas aplicadas em 228 cidades foi divulgada na carta encaminhada pelo chefe do Departamento de Licitações e Contratações Diretas às organizadoras, ao comunicar a intenção de revogar o processo de escolha da banca.
No documento, os Correios informaram a necessidade de adequar o projeto básico para um melhor detalhamento das informações. Veja a seguir:
“Em que pese o registro de preços já se encontrar em fase mais avançada, verifica-se a necessidade de revisitação e adequação do projeto Básico 48018644 – GPFT-DEGEP, com um melhor detalhamento do possível número de locais de provas, cerca de 228 cidades, bem como melhor especificação dos cargos e quantitativos de vagas destinadas para cada uma das regiões”.
Até o momento, os Correios não informaram a lista de cidades que serão contempladas com a aplicação das provas.
Além disso, também não há uma data definida para a realização dos exames. O cronograma completo será publicado somente no edital de abertura, que está previsto para sair em setembro.
No cronograma pré-edital, os Correios divulgaram as seguintes previsões:
- março a julho: planejamento do concurso e processo licitatório para a contratação da banca;
- agosto: contratação da banca;
- setembro: edital do concurso Correios; e
- dezembro: início das contratações.
Com os prazos acima, fica a expectativa para que as provas possam ser aplicadas em outubro ou novembro, uma vez que a intenção da empresa é contratar ainda este ano, em dezembro.
Com exclusividade, a reportagem do Qconcursos Folha Dirigida trouxe detalhes do projeto básico do concurso Correios. O documento antecipou a estrutura das provas.
Segundo o projeto básico, os candidatos serão avaliados por meio de:
- prova objetiva e/ou prova discursiva;
- avaliação médica para os candidatos PcD; e
- procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros (pretos ou pardos).
Cobrado no último edital, o teste físico (avaliação da capacidade física laboral) não está previsto no projeto básico.
Na estrutura das provas, o documento prevê provas objetivas contendo:
- 60 questões para o nível médio; e
- 80 questões para o nível superior.
Já na etapa da prova discursiva, está previsto que os candidatos no concurso dos Correios farão uma redação sobre temas relacionados aos conhecimentos constantes no edital.
A aplicação das provas está prevista para ocorrer, na mesma data e horário, em todos os locais. Sendo assim, o projeto básico não há prevê exames em mais de um turno, impossibilitando que os candidatos concorram a mais de um cargo.
Vale reforçar que, com o reinício do processo de escolha da banca e reavaliação do projeto básico, alguns itens mencionados no documento inicial ainda podem ser alterados.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –
- PC RN e Fapern lançam edital de processo seletivo em ciência, tecnologia e inovação com remuneração de R$ 5,5 mil.
- Concurso público Correios: data das provas coincide com outros editais.
- Concurso público Correios SESMT é homologado e convocações podem ocorrer.
- Concurso público MPS forma comissão organizadora para edital de peritos do INSS.
- Concurso Polícia Civil PB: governador nomeia 214 aprovados da segunda turma do certame.