Concurso público Correios: empresa pode ter um novo edital a cada 5 anos.

Compartilhar

Sem edital há mais de dez anos e sem poder contratar novos empregados, o objetivo da atual gestão é realizar concursos públicos com mais regularidade.

De acordo com o presidente da empresa, Fabiano Silva, a renovação do quadro é algo que precisa ser feito com rotina. Por isso, ele projeta novos editais a cada cinco anos.

“O objetivo nosso é, justamente, manter a empresa sempre atualizada. Vamos deixar sempre uma previsão de concurso público, pois ficamos desde 2011 sem concurso nos Correios, é muito tempo. É uma empresa que precisa de renovação nos quadros e a nossa ideia é que isso seja feito com rotina, que durante um período de cinco anos sempre se abra concurso público, para que a gente possa saber a real necessidade da empresa”, disse.

A fala do presidente foi registrada durante entrevista ao SBT News, no dia 6 de junho, quando confirmou que o novo concurso Correios terá cerca de 3 mil vagas.

Para se ter uma ideia, o último concurso dos Correios foi realizado em 2011. Portanto, são 13 anos sem edital para realizar a admissão de novos profissionais na área Operacional.

Essa falta de concurso tem elevado o déficit na empresa, que tem sido pauta recorrente do sindicato, inclusive tema de novas greves.

Segundo o presidente dos Correios, a carência atual é grande, sendo em torno de 4 a 5 mil pessoas que precisam ser contratadas.

Conforme previsto no cronograma, o edital do novo concurso Correios, para a área Operacional, deve ser divulgado em setembro. A empresa, no entanto, deseja encurtar o prazo e não descarta antecipar a publicação.

Veja as previsões:

  • março a julho: planejamento do concurso e processo licitatório para a contratação da banca;
  • agosto: contratação da banca;
  • setembro: edital do concurso Correios; e
  • dezembro: início das contratações.

O processo de escolha da banca já foi iniciado e está adiantado, podendo a empresa ser anunciada a qualquer momento.

A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida apurou, com exclusividade, que, pelo menos, três instituições enviaram propostas para o concurso.

As empresas confirmadas, até o momento, foram: Cebraspe, Cesgranrio e Idecan.

O Cebraspe tem um histórico ao seu favor, pois organizou o último concurso, de 2011. Já a Fundação Cesgranrio tem a preferência dos candidatos.

Recentemente, os Correios ratificaram o desejo de realizar as contratações ainda em 2024. O prazo também foi citado pelo presidente, na última entrevista.

“Estamos com o processo em andamento e a empresa já está sendo contratada, para fazer o certame todo. A previsão é que isso se finalize até agosto, essa contratação, e o edital seja lançado, e que as primeiras pessoas já sejam convocadas e chamadas ainda este ano”, disse.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Categorias

redes sociais