Funcionários dos Correios desistiram da greve que estava programada para esta quinta-feira, 23. A desistência veio após acordo com a empresa pública, que aceitou 12 das 26 questões identificadas pela categoria antes da assinatura do acordo coletivo.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia
Entre os principais pontos destacados no acordo coletivo está a realização de um novo concurso Correios.
Em resposta à Folha Dirigida por Qconcursos, o secretário de Comunicação da Fundação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), Douglas Melo, afirmou que os Correios reforçaram que vão se reunir com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), para anunciar um novo concurso.
Sem divulgar novos editais desde 2011, os Correios já somam mais de 7 mil cargos vagos. O quantitativo foi informado à Folha Dirigida por Qconcursos pelo MGI no mês de julho.
Segundo o MGI, o quadro da estatal conta com 86.700 empregados em atividade, mas tem um quantitativo máximo de 94.490 aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Sest/MGI).
Dessa forma, 7.790 cargos estão em aberto, reforçando a necessidade de um novo edital para a recomposição do quadro.
Conforme anunciado, os sindicatos representados pela Finect no Rio de Janeiro, Tocantins e Bauru já aprovaram a convenção. São Paulo e Maranhão possuem reuniões marcadas para esta quinta, 23, e sexta-feira, 24, mas também devem seguir a orientação de não adesão à greve.
Informações do Folha Dirigida.