Concurso público Caixa Econômica Federal: presidente quer novo edital até o início de 2024.

Compartilhar

Um novo concurso público para a Caixa Econômica Federal (concurso Caixa) poderá sair até o início de 2024. A informação foi repassada pela presidente do banco, Rita Serrano, em live realizada nesta quarta, 4.

Ao ser questionada sobre a previsão do novo concurso, Rita Serrano afirmou que aguarda que o edital seja realizado em breve.

“Espero que seja até o início do ano que vem”, reforçou a presidente da empresa pública.

A expectativa pelo novo concurso cresceu após o banco iniciar as convocações de 800 aprovados do edital de 2014.

O concurso de 2014 ofereceu oportunidades para os seguintes cargos:

  • técnico bancário (nível médio);
  • médico do trabalho; e
  • engenheiro (superior).

A seleção ficaria válida até 2016; no entanto, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e do Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade da seleção para ter mais tempo de convocar os aprovados.

Segundo acordo feito pelo MPT e a Caixa Econômica, por meio da Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006, a validade do último concurso chegaria ao fim com as 800 novas convocações anunciadas.

Até o início do mês de agosto, 31% do total das 800 convocações anunciadas haviam sido realizadas, conforme informado pelo banco à Folha Dirigida por Qconcursos. A intenção da Caixa é concluir a convocação desses aprovados até o final de 2023.

Vale a pena destacar que no dia 30 de agosto, Rita Serrano informou, por meio de suas mídias sociais, que o banco já estava estudando a realização de um novo concurso Caixa. A publicação, no entanto, foi apagada dias depois.

Além da convocação dos aprovados do edital de 2014, o banco também se prepara para realizar um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Caso um novo PDV seja colocado em prática, a adesão de funcionários ao programa pode estabelecer uma série de vacâncias, sendo necessária a recomposição do quadro por meio de novos servidores.

No último PDV realizado, era necessário que o funcionário preenchesse alguns requisitos, como:

  • estar aposentado antes de 13 de novembro de 2019 (quando entrou em vigor a reforma da Previdência);
  • estar apto para se aposentar até 31 de dezembro de 2020, que solicitassem a aposentadoria ao INSS após 6 de novembro de 2020;
  • receber o adicional de incorporação; e
  • ter 15 anos ou mais de Caixa.

No momento, os técnicos bancários da Caixa têm remuneração inicial de R$ 3.597. Além desse valor, o servidor ainda faz jus ao vale-transporte e benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação e auxílio creche.

Informações do Folha Dirigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock