Em busca de mais vagas, os aprovados do concurso Caixa iniciaram um abaixo-assinado em que cobram do banco a chamada de todos os excedentes da última seleção. O edital limita a quantidade de convocações por meio de uma cláusula de barreira.
A petição foi criada pela Comissão dos Excedentes do concurso Caixa 2024 e já soma cerca 1.500 assinaturas, após consulta feita na tarde desta quinta-feira, 22.
No texto do abaixo-assinado citado, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) argumenta que a oferta de vagas do concurso não reflete a real necessidade do banco e, tampouco, suprirá a carência de funcionários, mas só substituirá as vagas deixadas pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV).
Em contrapartida, os candidatos informam que o PDV foi realizado após a publicação do edital e, portanto, a Caixa não tinha noção de quantos empregados deixariam o banco.
Para os aprovados, a situação só demonstra a necessidade que a Caixa tem de uma urgente ampliação do seu quadro de pessoal e, por isso, pedem que o banco chame todos os excedentes do atual concurso público.
Concurso Caixa tem mais de 4,1 mil excedentes
A reportagem do Qconcursos Folha Dirigida conversou com um dos aprovados do concurso Caixa, dentro da lista de candidatos excedentes, que confirmou já ter recebido o apoio de deputados, senadores e sindicatos.
A comissão informou que são cerca de 4.124 aprovados, que estão fora das vagas ofertadas em edital, sendo esses somente para o cargo de técnico bancário novo.
“Em encontros com diversos parlamentares, apresentamos a situação dos excedentes e a necessidade urgente de ampliar as contratações. Os parlamentares se mostraram sensibilizados com a nossa causa e estão dispostos a intervir junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica Federal para que as nossas reivindicações sejam atendidas”, disse a comissão de aprovados.
É importante citar que, para permitir a chamada de mais aprovados, a Caixa terá que retificar os editais de abertura do seu último concurso.
Essa, inclusive, é uma das pautas impostas no abaixo-assinado e conversas da comissão de excedentes com apoiadores. O grupo pede que a Caixa revise as cláusulas de barreira presentes no edital.
Embora a Fundação Cesgranrio tenha corrigido três vezes mais redações do que o número de vagas, o edital elimina do concurso todos os que excederem as vagas imediatas e o cadastro de reserva.
“Sendo assim, mesmo que algumas pessoas desistam da vaga ou que surjam novas vagas durante o período de vigência do concurso, ninguém mais será convocado”, alega o grupo de candidatos, em documento enviado à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida.
O pedido dos candidatos é para que o banco amplie o cadastro de reserva, permitindo que os aprovados sejam chamados conforme a necessidade da Caixa Econômica Federal, dentro do prazo de validade do concurso.
No início de agosto, Qconcursos Folha Dirigida conversou, com exclusividade, com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
Ele afirmou que, para o nível médio, o edital do concurso, desde o momento de sua divulgação, previu o quantitativo de vagas para cada polo.
“Ratificamos a previsão no edital de que apenas os candidatos aprovados dentro do limite estabelecido de vagas e do cadastro de reserva constarão em lista classificatória, que visa garantir a segurança jurídica do certame. O quantitativo do cadastro de reserva já foi previsto no edital”, informou o presidente.
Sobre a abertura do abaixo-assinado, a Caixa ainda não se manifestou acerca da iniciativa.
Especificamente para o cargo de técnico bancário novo, foram destinadas 4 mil oportunidades. O edital trouxe 1.600 vagas para contratação imediata e 400 para cadastro de reserva, em cada área de técnico bancário.
Vale destacar que, além do técnico bancário novo, o concurso da Caixa também oferta 2 mil vagas para o técnico bancário da área de Tecnologia da Informação (TI).
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.
Clique na imagem abaixo e conheça o material.
Folha dirigida
Leia também –
- PC RN e Fapern lançam edital de processo seletivo em ciência, tecnologia e inovação com remuneração de R$ 5,5 mil.
- Concurso público Correios: data das provas coincide com outros editais.
- Concurso público Correios SESMT é homologado e convocações podem ocorrer.
- Concurso público MPS forma comissão organizadora para edital de peritos do INSS.
- Concurso Polícia Civil PB: governador nomeia 214 aprovados da segunda turma do certame.