Concurso público Caixa 2024: entenda os próximos passos para que o novo edital seja publicado.

Compartilhar

No dia 30 de agosto, a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, informou, por meio de suas mídias sociais, que o banco já estava estudando a possibilidade de um novo concurso público. A publicação, no entanto, foi apagada dias depois.

De qualquer forma, na publicação, Rita Serrano apresentou detalhes importantes que moldarão o futuro do banco. A expectativa é de que o edital seja publicado somente após essas ações, em 2024.

Mas afinal, o que falta para o novo concurso Caixa ser lançado? Confira alguns dos passos a serem tomados pelo banco, que poderão embasar o próximo concurso.




Programa de Demissão Voluntária (PDV) está previsto.

A expectativa é de que a Caixa Econômica Federal realize, em breve, um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Caso um novo PDV seja colocado em prática, a adesão de funcionários ao programa pode estabelecer uma série de vacâncias, sendo necessária a recomposição do quadro por meio de novos servidores.

No último PDV, realizado em 2020, era necessário que um funcionário preenchesse alguns requisitos, como:

  • estar aposentado antes de 13 de novembro de 2019 (quando entrou em vigor a reforma da Previdência);
  • estar apto para se aposentar até 31 de dezembro de 2020, que solicitassem a aposentadoria ao INSS após 6 de novembro de 2020;
  • receber o adicional de incorporação; e
  • ter 15 anos ou mais de Caixa.

Convocação de aprovados no edital de 2014

Anunciado no mês de maio, 800 aprovados no concurso Caixa de 2014 serão nomeados ainda em 2023.

Na época do anúncio das novas convocações, Rita Serrano reforçou que, mesmo antes de assumir a presidência do banco, vinha trabalhando pela nomeação dos aprovados.

“Desde quando eu era conselheira de administração do banco, eu vinha batalhando para contratar mais empregados. Dessa forma, vamos melhorar as condições de trabalho, o atendimento à população e, assim, vamos construindo uma nova Caixa para um novo Brasil”, afirmou.




Até o início do mês de agosto, 31% desse total havia sido convocado, conforme informado pelo banco à Folha Dirigida por Qconcursos. A intenção da Caixa é de concluir a convocação desses aprovados até o final do ano.

O concurso de 2014 ofereceu oportunidades para os seguintes cargos:

  • técnico bancário (nível médio);
  • médico do trabalho; e
  • engenheiro (superior).

A seleção ficaria válida até 2016, no entanto, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e do Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade da seleção para ter mais tempo de convocar os aprovados.

Segundo acordo feito pelo MPT e a Caixa Econômica, por meio da Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006, a validade do último concurso chegaria ao fim com as 800 novas convocações anunciadas.

O acordo estabeleceu ainda regras importantes para o próximo edital voltado para a carreira de técnico bancário.

No acordo, ficou determinado que a seleção não seja apenas voltada para a formação de cadastro reserva, mas que o concurso atenda à real demanda de vagas do banco.

Os técnicos bancários da Caixa têm remuneração inicial de R$ 3.597, além de vale-transporte e benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação e auxílio creche.

Informações do Folha Dirigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock