Concurso público Banco do Brasil: instituição tem mais de 7,8 mil cargos vagos.

Compartilhar

Um novo concurso Banco do Brasil está em estudo e pode ter edital publicado ainda este ano. Mas, quantas vagas serão ofertadas?

Embora a oferta de vagas e os cargos ainda não tenham sido definidos, a expectativa é grande por um número amplo de oportunidades, já que há mais de 7,8 mil cargos vagos.

Em setembro, o Qconcursos Folha Dirigida apurou, com exclusividade, que o BB já realiza o levantamento das vagas que serão ofertadas no próximo concurso.

No último edital, cuja validade foi prorrogada até julho de 2025, o Banco do Brasil ofereceu 6.525 vagas para o cargo de escriturário (agente comercial), exigindo apenas o nível médio completo.

Para este próximo edital, as chances são grandes para uma oferta expressiva.

Isso porque, em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Banco do Brasil confirmou nesta semana, que possuía, em junho deste ano, 87.130 funcionários. No entanto, o quadro de pessoal da empresa tem um limite de 94.955 vagas.

Dessa forma, o Banco do Brasil apresenta um déficit de 7.825 funcionários em sua estrutura.

Resta a dúvida: será que todas essas vagas abertas serão contempladas no próximo edital?




Concurso Banco do Brasil terá 7,8 mil vagas?

Mesmo que a empresa tenha esse déficit expressivo, é importante frisar que nem todas as vagas poderão ser contempladas no próximo concurso.

Acontece que a portaria que aprova o quadro de pessoal do Banco do Brasil também prevê que esse quantitativo, de até 94,9 mil vagas, seja preenchido por outros postos, como:

  • empregados efetivos admitidos sem concurso público antes de 5/10/1988; 
  • empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas;
  • empregados que estão cedidos ou disponibilizados para outros órgãos ou entidades; 
  • empregados cedidos ou requeridos de outros órgãos ou entidades; 
  • empregados anistiados;
  • empregados readmitidos e reintegrados;
  • empregados contratados por prazo determinado (temporários);
  • empregados ou servidores movimentados para compor força de trabalho; e
  • empregados com contrato de trabalho interrompido ou suspenso, à exceção dos empregados com contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez.




Entretanto, ainda que parte dos cargos seja destinada a funções gerenciais ou cargos comissionados, o Banco do Brasil deve oferecer um número significativo de vagas em seu próximo edital, considerando os últimos editais publicados.

Além disso, há a previsão de criação de novas vagas, conforme estipulado na proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Após várias rodadas de negociação, o Banco do Brasil apresentou uma proposta que inclui diversos pontos. Um deles refere-se à “Rede de Negócios” da instituição, que prevê uma reestruturação de vários cargos e a criação de 7.200 novas vagas.

Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Banco do Brasil esclareceu:

“O Banco do Brasil informa que essas não são vagas externas, mas sim funções que serão preenchidas pelo quadro atual de funcionários”.

A proposta acordada com a categoria prevê a abertura de 4 mil vagas para novas funções com jornada de 6 horas, 2.700 para funções com jornada de 8 horas, além de 500 vagas para gerente de relacionamento.




    Assim, o quadro de funcionários do Banco do Brasil deve ser ampliado com a criação dessas novas oportunidades, o que poderá favorecer o preenchimento de vagas por meio de concurso público para empregados efetivos.

    Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

    Clique na imagem abaixo e conheça o material.

    Folha dirigida

    Leia também –

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    SiteLock