Concurso público AFT: banca é contratada para organizar curso de formação; edital oferece 900 vagas.

Compartilhar

O Ministério do Trabalho e Emprego já atua para receber os 900 novos auditores-fiscais do trabalho aprovados no concurso AFT. O Cebraspe foi contratado na quinta-feira, 27, como o organizador do curso de formação. 

Ele será o responsável por realizar a etapa obrigatória do curso de formação, com caráter eliminatório. Isso ocorrerá em continuidade às provas objetivas e discursivas, que serão realizadas por meio do Concurso Nacional Unificado (CNU). 

O Qconcursos Folha Dirigida já tinha adiantado, desde maio, que o Cebraspe tinha sido escolhido para operacionalizar o curso de formação dos novos auditores-fiscais do trabalho. 

A assinatura do contrato, porém, só aconteceu no dia 27 de junho. 

Além do Cebraspe, foram consideradas as propostas das seguintes instituições: Fundação Cesgranrio, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação Getulio Vargas (FGV). 

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) também foi consultada, mas declinou o convite.

Com base nas regras do termo de referência, a proposta do Cebraspe foi a melhor, com o equivalente a menos da metade do valor total indicado pelas outras instituições.

A expertise da banca de Brasília DF, além do seu longo histórico de aplicações em concursos federais, entrou nas justificativas apresentadas.




Como será o curso de formação do concurso AFT?

Segundo o estudo técnico, o curso de formação dos auditores-fiscais do trabalho deverá ocorrer em uma única cidade, de preferência em Brasília, no Distrito Federal.

No decorrer do curso, os candidatos serão avaliados por duas provas objetivas, com 60 questões cada.

Após a conclusão do curso, os aprovados serão designados para posse e lotação. Tradicionalmente, os aprovados para o cargo de AFT são lotados em todo o país. 

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já adiantou uma das áreas de lotação dos novos auditores.

De acordo com o ministro, muitos aprovados serão designados para atuar na Fiscalização dos portos brasileiros. 

“Após o encerramento do Concurso Nacional Unificado, que fará a seleção de servidores públicos, muitos serão designados para atuar na fiscalização dos portos. O aumento no número de fiscais do trabalho nos portos brasileiros será reavaliado”, afirmou o ministro, em abril. 




A distribuição de vagas para AFT, nas unidades de lotação do Ministério do Trabalho, será publicada em conjunto com o ato de nomeação e de convocação dos aprovados para a escolha dos postos e posse no cargo.

Isto é, a definição do local de trabalho ocorrerá somente no momento da convocação para posse. Isso conforme a necessidade da pasta e o interesse do candidato. 

Aqueles que tiverem as melhores pontuações nas provas do concurso deverão ter preferência na escolha do local.

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Folha dirigida

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

Categorias

redes sociais