O período de inscrições do concurso público para PM e Bombeiros PB acabou nesta quarta-feira, 30. O edital, para o cargo de soldado combatente, conta com 1.100 vagas.
Com o término das inscrições, os candidatos devem ficar atentos às próximas datas, sendo elas:
- data limite de pagamentos das inscrições (31 de agosto);
- divulgação das inscrições efetivas definitivas (6 de outubro);
- convocação para realização da 1ª etapa: exame intelectual (20 de outubro);
- divulgação dos locais de prova (23 de outubro);
- realização da 1ª etapa: exame intelectual (23 de outubro).
Com 900 vagas para a Polícia Militar e 200 para o Corpo de Bombeiros, o cargo de soldado tem como requisito o nível médio completo e a altura mínima de 1m60, se do sexo masculino, e de 1m55, se do sexo feminino.
Na PM, são 810 vagas destinadas ao sexo masculino e 90 para o sexo feminino. Já no CBM, a oferta é de 180 vagas para homens e 20 para mulheres. Em ambos os casos, há reserva para negros.
Segundo o edital do concurso, os aprovados vão receber R$4.206,87, após a conclusão do curso de formação, além de gratificações específicas decorrentes do exercício de suas funções.
O concurso será composto por quatro etapas, sendo elas: exame intelectual, exame psicológico, exame de saúde e exame de aptidão física.
As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 29 de outubro, nas cidades de João Pessoa/região metropolitana, Campina Grande, Patos, Cajazeiras e Guarabira do Estado da Paraíba.
As provas objetivas serão compostas por 80 questões de múltipla escolha, sendo que cada questão conterá cinco alternativas e apenas uma correta, sobre as seguintes disciplinas:
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 10 questões de Raciocínio Lógico;
- 10 questões de Geografia e História da Paraíba;
- 10 questões de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- 10 questões de Noções de Informática; e
- 25 questões de Noções de Direito e Sociologia.
A prova discursiva será constituída de uma redação, cujo tema será fornecido no momento do exame. O candidato deverá redigir no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
Informações do Folha Dirigida.