Foi publicada a dispensa que confirma a banca do Concurso Nacional Unificado, ou “Enem dos Concursos” como vem sendo chamado. O documento oficializa a Fundação Cesgrario como organizadora e revela os principais detalhes do CNU.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso, com exclusividade, ao termo de dispensa de licitação e ao estudo técnico preliminar feito pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que foi base do termo de referência usado para definir a banca organizadora do Enem dos Concursos.
Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: Assine o canal e receba as principais notícias do dia
De acordo com a dispensa de licitação e valor total da contratação, o Governo Federal espera receber 1,5 milhões de inscritos.
O estudo feito pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) confirma que as 6.640 vagas que serão ofertadas no Concurso Unificado serão mesmo divididas em oito blocos temáticos. Serão eles:
- Administração e Finanças Públicas;
- Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação;
- Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário;
- Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação;
- Políticas Sociais; Justiça e Saúde;
- Trabalho e Previdência;
- Dados, Tecnologia e Informação Pública; e
- Nível intermediário.
A pasta chegou a informar que esta divisão era preliminar e poderia ser alterada, com a adesão dos órgãos. No entanto, ao que tudo indica, serão mantidos os oito blocos acima, conforma divulgado inicialmente.
CNU terá provas em dois turnos
O documento obtido pela Folha Dirigida por Qconcursos revela ainda que as provas do Enem dos Concursos serão realizadas em dois turnos, em um domingo, nos períodos da manhã e da tarde, respeitando o horário de Brasília DF.
“Os candidatos deverão realizar as provas objetivas e dissertativas, e submeter-se às demais fases do concurso, na cidade escolhida quando do preenchimento da inscrição”, diz o documento.
O MGI já havia confirmado que o CNU teria, como primeira etapa, provas objetivas (Conhecimentos Gerais e Específicos) e discursivas de Conhecimentos Específicos.
Conforme prevê o cronograma, essas provas deverão ser realizadas em um único dia, até março de 2024, simultaneamente em cerca de 180 municípios do país.
Os candidatos serão submetidos a:
- provas objetivas de aplicação comum a todos; e
- provas objetivas e dissertativas específicas por blocos temáticos.
As provas objetivas de aplicação geral deverão perpassar três dimensões:
- valorização do ethos público;
- da realidade brasileira e das relações entre Estado; e
- relação das políticas públicas e o desenvolvimento nacional.
O secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Pereira Cardoso Júnior, explicou que o ethos público, por exemplo, se refere à vocação para servir e trabalhar como servidor público.
Ainda segundo o documento, a quantidade de provas deverá ser proporcional ao número de blocos temáticos previstos, devendo ser confeccionadas sete avaliações de nível superior, uma para cada bloco, e uma para o nível intermediário (médio), que representa um único bloco.
O documento revela que o quantitativo de provas será o mesmo para o turno matutino e vespertino.
Além disso, o documento revela que as vagas envolvidas no concurso poderão ter caráter nacional e/ou regional, a depender das definições da Comissão de Governança.
O MGI já havia revelado que as provas do Enem dos Concursos seriam aplicadas em todo país, em cerca de 180 municípios.
Rio Grande do Norte
1. Caicó;
2. Mossoró; e
3. Natal.
Candidatos do CNU serão avaliados em duas etapas
O documento confirma, também, que os candidatos serão avaliados por duas etapas.
Na primeira, além das provas objetivas e discursivas, haverá perícia médica e o procedimento de verificação de cotas. Veja a seguir!
1ª etapa do Concurso Unificado
- exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetivas e dissertativas, de caráter classificatório e eliminatório;
- perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório, para verificar se efetivamente se trata de pessoas com deficiência, bem como a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada pelos candidatos;
- procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório, na forma das disposições da Instrução Normativa MGI nº 23, de 25 de julho de 2023;
- procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas, de caráter unicamente eliminatório, para os cargos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), atendendo ao art. 7º da Medida Provisória nº 1.181, de 18 de julho de 2023.
2ª etapa do Concurso Unificado
- avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A banca organizadora ficará responsável por todas as convocações, aplicação, resultados e assistência ao candidato.
O documento indica que a instituição deverá “zelar pela adoção de critérios de acessibilidade, diversidade, e especialidade envolvidos”.
Informações do Folha Dirigida.