Um CNU para professores deve ser realizado em breve. O ministro da Educação, Camilo Santana, já adiantou que o concurso será nacional e unificado, para o recrutamento de docentes da rede pública.
Mas o que esperar desse concurso unificado? A informação, a princípio, é que será realizada uma prova única para auxiliar estados e municípios na seleção de professores para as escolas públicas.
A adesão não será obrigatória e os estados e municípios poderão escolher entre participar ou seguir com os próprios concursos.
Um estudo do Todos pela Educação, divulgado nesta terça-feira, 26, mostra uma fragilidade nos concursos que são feitos atualmente.
As provas têm dado pouca ênfase à avaliação da capacidade de ensinar. Somente 3% das questões cobram o “Conhecimento Pedagógico de Conteúdo”, que trata sobre o que e como ensinar os objetivos de aprendizagem dos currículos.
De acordo com o estudo do Todos pela Educação, entre os 23 concursos mais recentes para professor de Português e Matemática, do 6º ao 9º ano, só em quatro estados foram cobrados testes práticos, que consistem na elaboração de planos e demonstrações de aulas.
Nos demais, os docentes foram admitidos sem demonstração prévia de aula.
A pesquisa analisou os concursos públicos mais recentes para selecionar professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizados por 23 redes estaduais e por 19 redes municipais das capitais.
No total, foram examinadas 76 provas de diferentes bancas e cerca de 5 mil questões objetivas.
“A criação de uma prova nacional de ingresso na carreira docente, anunciada de maneira preliminar pelo Ministério da Educação, pode ser um importantíssimo instrumento para melhorias desse cenário. Em primeiro lugar, porque é mais fácil produzir uma boa prova a nível central como primeira etapa dos concursos do que melhorar simultaneamente a qualidade de 5 mil provas. Além disso, as redes que aderissem à prova nacional economizariam recursos, que hoje gastam com as provas teóricas, e poderiam focar em fazer avaliações práticas com os docentes. É uma medida relativamente simples, mas que pode ter grande efeito na qualidade da educação brasileira”, disse o gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Ivan Gontijo.
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Folha dirigida
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