Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores: 14 estados e 1.041 municípios já aderiram.

Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta terça-feira, 22, que 14 estados e 1.041 municípios já aderiram ao Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores, por meio da Prova Nacional Docente (PND). 

O prazo para adesão das redes estaduais e municipais seria encerrado no último dia 17 de abril, mas foi prorrogado até 15 de junho. Desta forma, mais entes federativos poderão participar.

Apesar de revelar o número de redes que já confirmaram a adesão, o Ministério da Educação não informou a lista com todos os estados e municípios.

Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o MEC disse que “o balanço completo será divulgado após o período de adesão”.




A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP) foi a primeira a confirmar, publicamente, a participação na PND.

A proposta do Governo Federal é disponibilizar uma prova única, que poderá ser usada pelos entes federativos para o recrutamento de professores. 

As redes que aderirem ao projeto poderão optar por usar a Prova Nacional Docente como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos.

Há a chance de usar apenas a nota da PND, como também aplicar etapas adicionais, como a prova prática e avaliação de títulos.

A adesão ao CNU dos professores é voluntáriae deve ser feita pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). 




Depois dessa etapa, as redes devem publicar seus editais de concurso, com a indicação do uso da nota da PND ou ato normativo que regulamente a sua utilização.

Além disso, o ente federativo deverá cadastrar o edital de seleção ou ato normativo no Simec, até 25 de junho deste ano.  

Em seguida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá as inscrições para a PND e divulgará a lista de redes que com processos seletivos abertos. 

A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos e induzir o aumento de professores nas redes públicas de ensino. 




A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, do MEC, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.  

O resultado da PND terá validade de três anos, período em que o professor estará apto a participar de diferentes concursos.

Folha dirigida

Canal do CONCURSOS RN no WhatsApp: entre no canal e receba as principais notícias do dia.

Clique na imagem abaixo e conheça o material.

Leia também –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock